Governo de Mondaí viabiliza Mutirão de Consultas e Cirurgias Oculares

A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, tem realizado Mutirões de Cirurgias Oculares constantemente. Nos últimos dois meses um total de 173 Mondaienses foram contemplados com consultas e cirurgias. Na tarde desta quinta-feira, 16, acontece um novo Mutirão no Hospital de Iporã do Oeste, onde serão realizadas 60 consultas e 23 cirurgias.

Dentre os procedimentos realizados nos últimos dois meses estão: consultas com avaliação e análise de possíveis casos cirúrgicos; e procedimentos cirúrgicos como Catarata, Pterígio e Capsulotomia a Laser.

De acordo com o Prefeito Valdir Rubert, o objetivo principal é diminuir constantemente as filas de espera. “Nossa Administração pensa na saúde e bem-estar do cidadão Mondaiense. Queremos garantir conforto e qualidade de vida à população”, declara.

O Secretário da Saúde, Ginther Otto Dreher, explica que é gratificante viabilizar os procedimentos aos Mondaienses, principalmente por se tratar de uma equipe de médicos especializados no assunto, para bem atender a população.

As consultas visam detectar problemas oculares futuros, visando um tratamento eficaz e evitando possíveis cirurgias.

A catarata age como uma perda visual progressiva, tanto para perto quanto para longe. Essa baixa de visão, pode ser unilateral ou bilateral. O paciente pode queixar-se de perda de contraste das cores e troca frequente do grau dos óculos, sem melhora da qualidade de visão.

O Pterígio, popularmente chamado de “carne crescida”, consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea. Em casos avançados, a lesão continua progredindo até recobrir o eixo visual correspondente à pupila e interferir na visão.

A cirurgia é realizada por meio de uma raspagem no tecido excedente. Após o procedimento, o paciente deverá ser tratado com analgésicos para aliviar a dor, é monitorizado de acordo com as complicações e terá de ser acompanhado o resultado na melhoria do campo visual.

Assessora de Comunicação/Município de Mondaí