Departamento de Cultura organiza evento em comemoração aos 94 anos de Colonização de Mondaí

O Município de Mondaí se prepara para a comemoração dos seus 94 anos de Colonização com uma noite especial que está sendo organizada pelo Departamento de Cultura. O evento acontecerá no dia 25 de maio de 2016, às 19:30h no Pavilhão Central da Área de Lazer. Toda a comunidade mondaiense, pioneiros, descendentes, comunidades do interior e população de municípios vizinhos estão convidados a prestigiar este importante momento e se envolver em apresentações que irão resgatar a cultura e a história da data marcante de 20 de maio de 1922, que marca o início da colonização do Extremo Oeste de Santa Catarina. Na oportunidade estarão participando da programação corais, grupos musicais, de danças e bandas, que irão encantar a todos os presentes em uma noite inesquecível.

Conforme registros históricos, a data de início de colonização é dia 20 de  maio de 1922, data em que Hermann Faulhaber na qualidade de Diretor da empresa Chapecó-Peperi Ltda, deu seu passo firme e decisivo na nova colônia e determinou o local de sua sede administrativa que foi denominada de Porto Feliz. A partir desta data, Porto Feliz, mais tarde Mondai, serviu de porta de entrada, inicialmente para imigrantes alemães e mais tarde por italianos e outras etnias que tiveram suas origens principalmente européias e assim, foi traçada uma trajetória histórica movimentada por inúmeras dificuldades e conquistas em meio à densa floresta, às margens do Rio Uruguai, e implantaram aqui um importante pólo  de diversidade cultural e social.  

Após todos estes anos de história registrada, os mondaienses se orgulham e sentem-se gratos aos imigrantes pioneiros, protagonistas, que implantaram nesta terra, o espírito de coragem, de luta e acima de tudo, de empreendedorismo que deram a este Município, um destino de progresso, que atualmente é destaque  em crescimento econômico entre os Municípios do Extremo  Oeste de SC, graças a uma força industrial, comercial e agrícola, oferecendo à população uma extrema qualidade de vida.  

Fonte: Assessoria de Imprensa