Professores de Mondaí recebem orientações do Sistema Name

Mondaí avança mais um ano melhorando o sistema ensino-aprendizado nas escolas municipais. Foi implantado neste ano o Sistema Name para turmas dos anos finais do ensino fundamental 6º e 7º anos. Na última quinta-feira, dia 03 de março, a Secretaria Municipal de Educação do Município proporcionou aos professores, o conhecimento do sistema através da implantação do material pelo consultor pedagógico Jaime Brunelli Junior, da Empresa Pearson. O município de Mondaí receberá uma assessoria, com acompanhamento e avaliação do trabalho na secretaria, com cinco encontros durante o ano, sendo este que ocorreu na quinta-feira com a implantação e apresentação do sistema e mais quatro atendimentos, sendo um por bimestre.

Durante o dia todo, os professores tiveram a oportunidade de manipular o material, entender o seu funcionamento, a dinâmica como irão trabalhar com os alunos e a concepção pedagógica do material, sendo um dos focos da implantação. Foram repassadas ainda informações a das melhores formas de elaborar o planejamento de aula utilizando o material e técnicas de aprendizagem ativa e colaborativa, onde os mesmos vivenciaram como se fossem alunos e poderão reproduzir diversas destas técnicas em sala de aula. “O material permite que o professor não fique escravo da apostila, dando a ele subsídios para diversas formas de ensino-aprendizado com alunos, em relação a determinado conteúdo”, destaca o consultor pedagógico Jaime Brunelli Junior.

A partir do mês de abril está prevista a disponibilidade de um portal didático aos professores e alunos, tendo acesso a muitas informações, a exemplo aulas dinâmicas, mídias, jogos interativos, planos de aula, material didático e exercícios extras. Os professores terão ainda acesso a formação continuada com certificação, podendo fazê-la a qualquer hora, contando horas de formação para seu plano de carreira. O consultor pedagógico Jaime Brunelli Junior comenta a respeito da evolução do sistema de ensino, pois antigamente não existiam portais, as pessoas aprendiam de forma diferente. “Hoje em dia o aluno é ”multifuncional” e faz várias coisas ao mesmo tempo, diferente de nós naquela época. Não significa que não tínhamos capacidade, o que acontecia é que não tínhamos acesso a tantas informações ao mesmo tempo, como hoje. O bombardeio e excesso de informação em nossas crianças e adolescentes hoje fazem com que a atenção delas seja direcionada a coisas que tenham cor, movimento e som, sendo difícil ficar em média 4 horas sentado e parado ouvindo o professor falar. Nessas técnicas de aprendizagem ativa, o aluno sái da zona de conforto dele e vai efetivamente trabalhar em grupo, acessar o portal e fazer tantas outras coisas que irão agregar a facilitação do conhecimento para ele”, destaca e finaliza Jaime.