Mulheres devem procurar o Ginecologista freqüentemente

Tanto no inverno como no verão devemos ter um cuidado especial com a nossa higiene pessoal. Apesar de no inverno sempre usarmos mais roupas para manter o nosso corpo mais aquecido, temos a mesma temperatura que no verão, mesmo usando menos roupas por causa do calor.  Mesmo assim devemos ter um cuidado especial não só com a nossa pele, mas também com a nossa higiene para que não tenhamos nenhum problema mais tarde. Para isso devemos tomar mais alguns cuidados como, sempre lavar as mãos antes de depois de usar o banheiro, secar muito bem a área genital para evitar irritações e algumas infecções, durante a menstruação é recomendável realizar a higiene duas ou mais vezes ao dia, com o uso de lenços umedecidos, a limpeza da região intima deve ser realizada no final do banho para evitar irritação e qualquer resíduo de sabonete deve ser retirado com água abundante. 

                De forma geral, para a higiene íntima, quando se está fora de casa recomenda-se o uso de lenços umedecidos hipoalérgicos, com pH e quando for tomar banho procurar usar um sabonete íntimo com pH é mais parecido com o pH normal e é uma proteção a mais para o corpo da mulher. Durante a menstruação, uma das dicas mais importantes é remover constantemente os coágulos de sangue que se instalam na vulva, e não é recomendável o uso do mesmo absorvente por muito tempo, pois pode causar até isquemia, que é a interrupção de circulação sanguínea na região.

                Segundo o ginecologista do Posto de Saúde de Mondaí, Raulério de Campos Papini, é importante que as mulheres procurem o auxilio de um médico quando sentirem que tem algo diferente em seu corpo, para que seja feito o diagnóstico. “Hoje em dia as mulheres estão realizando exames e sendo diagnosticadas mais cedo e isso é muito bom. Pacientes que fazem um tratamento com a doença instalada há mais tempo é mais difícil de ficarem curadas, e sempre tem aquele mito que quando se tem alguma doença e vai mexer ela morre, a explicação que se tem é porque antigamente as doenças eram descobertas muito tardiamente”, comenta o Dr. Raulério.

                O Ginecologista alerta ainda que todas as mulheres devem freqüentemente procurar atendimento, fazer o auto-exame das mamas e coletar o preventivo. “É de extrema importância o uso do preservativo na hora da relação, principalmente mulheres que não tem um parceiro fixo, pois o índice de doenças sexualmente transmissíveis também aumentou na população idosa. É melhor prevenir do que remediar”, aconselha Dr. Raulério.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa