Aumenta o número de consultas em virtude de doenças do aparelho respiratório em Mondaí

Com a chegada do inverno, é preciso ficar atento paras medidas de prevenção contra as doenças do aparelho respiratório como: tosse, gripe, pneumonias e sinusites, comuns nessa época do ano e as crianças e idosos são os que mais sofrem por causa do tempo frio e seco.

                Segundo o Dr. Silvio de Sousa Andrade, no Posto de Saúde de Mondaí houve um aumento na incidência justamente dessas doenças do aparelho respiratório. Essas doenças, gripe e resfriados, estão afetando todas as pessoas de um modo geral, principalmente aquelas que não foram vacinadas e estão sendo acometidas mais frequentemente a essas doenças do que aquelas que foram vacinadas. As pessoas mais jovens estão procurando mais o posto de saúde, por causa da gripe, resfriados e doenças do aparelho respiratório.

                Dr. Silvio recomenda primeiramente que as pessoas se vacinem contra as doenças do aparelho respiratório, pois as pessoas vacinadas adoecem menos que as não vacinadas. Quando ficam doente elas têm que tomar precaução de não transmitir mais essas doenças, não tossir na frente dos outros e quando tossir sempre se proteger com o braço, não ficar em ambientes fechados sem ventilação, tomar os medicamentos prescritos adequadamente, lavar as mãos toda vez que for ao banheiro ou espirar, usar freqüentemente o álcool gel, passando-o nas mãos. “As pessoas estão cada dia mais consultando em virtude de resfriados, gripes ou nariz escorrendo. Elas estão esquecendo-se de usar o álcool gel, em casa ou no trabalho ou em qualquer outra situação. O uso dele serve como medida de proteção, sendo que  as precauções são mais individuais de quem está doente, mas as pessoas estão se esquecendo disso, o que acaba agravando as doenças,” finaliza o Dr. Silvio.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa