Alunos das Escolas Municipais de Mondaí são medalhistas da Olimpíada de Astronomia

Alunos das Escolas Municipais Gessy Spier Averbeck, Reunida de Taipa Baixa e Escola de Laju, com o apoio da Administração Municipal e Secretaria da Educação e Cultura de Mondaí, participaram da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes, e da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Eles produziram seus próprios foguetes e lançaram em campo aberto, alcançando de 45 a 129 metros de distância. Os alunos foram premiados pela OBA com medalhas de ouro, prata, bronze, e todos receberam certificados de participação.

Da Escola Gessy Spier Averbeck os alunos medalhistas foram os seguintes: Ana Paula Bottega, do 9º ano 3 com Medalha de Ouro; Érica Paloma Stecker do 9º ano 2, com Medalha de Prata; e os alunos Diego Balke Kuhn do 9º ano 1, Manuela Gonzalez Gass do 9º ano 1, e Géssica Sousa do 9º ano 2, com Medalha de Bronze. Da Escola Gessy, todos os alunos dos 9º anos 3 participaram e foram premiados com medalha de Bronze, sendo eles: Lucas Gabriel; Maick Andrei Maldaner; e Carlos Terhorst.

Da Escola Reunida de Taipa Baixa os alunos medalhistas foram: Brenda Kamile Vaider do 6º ano, com Medalha de Ouro; Cayme Amanda Flach do 6º ano, com Medalha de Prata; Thiago Gabriel Souza do 7º ano, Medalha de Bronze; e Maiara Cristina Rockenbach do 8º ano, com Medalha de Bronze.

A atividade foi realizada sob coordenação das Professoras de Ciências Adriane Miotto, Charlene Copini e Marisa Flach.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), é uma das mais tradicionais olimpíadas ofertadas aos estudantes brasileiros. O principal objetivo da competição é despertar o interesse dos alunos pela Astronáutica, Física e Astronomia, através de uma metodologia lúdica e cooperativa.

Já a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

O objetivo principal da OBA é difundir o conhecimento astronômico, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e Astronáutica e pelas ciências afins.

Conforme o Prefeito Valdir Rubert, é gratificante saber que os alunos participaram e tiveram excelentes desempenhos. “Isso mostra que o trabalho que está sendo realizado nas nossas Escolas é de excelência. Parabéns às professoras responsáveis pelo projeto, às Escolas e todos os alunos participantes”, declara.

A Secretária da Educação e Cultura, Sandra Regina Callai Schuh declara, “a participação dos nossos alunos na olimpíada, nos permite difundir conhecimento cientifico para alunos e professores, fortalecendo ainda mais a Educação de Mondaí. Parabéns às professoras, alunos e escolas pela dedicação e comprometimento”, enfatiza.

Assessora de Comunicação/Município de Mondaí