Agricultores Mondaienses participam de Curso de Inseminação Artificial

O Município de Mondaí através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente dispõe de um programa de melhoramento animal que visa oferecer aos produtores de Leite, Assistência técnica e subsídios com materiais, (Bainhas, Luvas, Blocos, Nitrogênio e Sêmen de várias raças entre elas Holandês, Jersey, Gir, Pardo Suíço, Brahman e Angus). São 7 inseminadores que atendem as 30 comunidades do município e mais de 20 produtores que tem o curso de Inseminação Artificial e realizam a inseminação só na propriedade, visando o aperfeiçoamento dos produtores e o fortalecimento do programa de Inseminação Artificial  do município.

Nos dias 21 a 25 de outubro, 12 agricultores do Município de Mondaí estiveram participando de um Curso no Município de Água Doce. O curso é uma parceria entre Sindicato dos Produtores Rurais, SENAR e Prefeitura Municipal de Mondaí. A capacitação teve como objetivo abordar não somente a parte prática, mas também a teórica que é de extrema importância para o inseminador ter o conhecimento de como é o processo mecânico da inseminação e a fisiologia do animal. Os agricultores ficaram os 5 dias de curso estudando sobre materiais de I.A, interpretação dos catálogos de touros para saber identificar o melhor sêmen a ser usado, o aparelho reprodutivo da vaca, o ciclo da vaca, e identificação do momento de inseminar. Durante as aulas práticas estudaram o aparelho reprodutivo da vaca em peças conservadas e, após isso, fizeram a prática de I.A no animal sob a supervisão do Médico Veterinário Dr. Fabiano Mendes dos Santos instrutor do SENAR.

Os agricultores tiveram o curso e o transporte subsidiado através do SENAR e Prefeitura. Os técnicos da Secretária da Agricultura avaliaram como um excelente curso pois o conhecimento adquiridos durante estes 5 dias ajudará o produtor na tomada de decisão na hora de aplicar o melhoramento genético na sua propriedade.