Mondaí recebe 100 testes rápidos para detecção do Coronavírus

A Administração Municipal de Mondaí, tem atuado diariamente no fortalecimento das ações e medidas de promoção e prevenção à saúde no Município. Nesta semana, a Secretaria da Saúde recebeu 100 testes rápidos para a detecção do novo Coronavírus (Covid-19).

De acordo com o Prefeito Valdir Rubert, os testes rápidos irão auxiliar a equipe de Saúde na identificação de possíveis casos confirmados, e a dar sequência às estratégias de tratamento e isolamento em casos de pessoas contaminadas, visando a saúde e segurança dessas pessoas e de toda a população. “A pessoa pode levar de 2 a 14 dias, que é o período de incubação do vírus, para começar a apresentar os sintomas. Por isso é importante a identificação o quanto antes, para evitar a propagação do vírus”, ressalta.

O Prefeito explica ainda que, os testes rápidos serão utilizados nos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente de combate à doença e também para a população em geral. Contudo, ele destaca que os testes rápidos não serão realizados por demanda espontânea, ou seja, não é possível chegar no Posto de Saúde e solicitar o exame. O paciente precisará passar por uma triagem e avaliação médica e, se o profissional acreditar ser necessário, então o teste será realizado.

Conforme o Secretário da Saúde, Ginther Otto Dreher, foram encomendados mais 200 testes, adquiridos com recursos próprios do Município e devem chegar nos próximos dias.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí