Alunos da Rede Municipal sagram-se Vice-Campeões na 24ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

Entre os dias 8 e 11 de novembro, cinco alunos da Rede Municipal de Educação de Mondaí participaram da 24a Jornada de Foguetes, na primeira edição realizada para alunos de Ensino Fundamental. A competição de nível Nacional ocorreu, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. O evento é organizado anualmente pelo Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Ao todo participaram da competição, 39 equipes de 13 estados brasileiros, dentre estas, quatro equipes Catarinenses, sendo uma de Florianópolis, uma de Campos Novos e duas equipes de Mondaí. Representando o Município e a Escola de Educação Básica Municipal Laju, participaram os alunos Douglas Roberto Dill, Gustavo Reinke e Lucas Eduardo Kasburg e da Escola Reunida Linha Taipa, os alunos Marcelo Henrique da Silva Weber e Poliana Janowitz.

As equipes formadas por integrantes de ambas as escolas, foram acompanhadas pelo professor orientador Luís Eduardo Fritsch e pelo Diretor da Secretária Municipal de Educação, Sidnei Rodrigues.

Em sua fase local que aconteceu no mês de maio, mais de 70 alunos do município fizeram seus foguetes, o objetivo da competição é lançar os foguetes feitos de garrafa PET, movidos a água e ar comprimido, com o maior alcance horizontal, sendo os 100 metros a marca que os classifica para a fase nacional. Ao chegar à jornada, eles devem repetir o feito e são premiados de acordo com a distância que conseguem atingir. Na oportunidade, as equipes de Mondaí obtiveram o título de vice-campeãs, alcançando 111,6 e 146,6 metros em seus lançamentos, por pouco (3,4 m), os alunos Marcelo e Poliana levariam o troféu de campeões, por ultrapassar os 150 metros.

Além da competição de lançamento de foguetes, cada equipe fez uma breve apresentação, mostrando com detalhes como foi feito o seu foguete, a base de lançamento e relatando também, como ocorreu a competição em sua escola. No evento, tanto os alunos como os professores participaram de oficinas de construção de foguetes com combustíveis sólidos e aulas de astronomia em um planetário. Eles participaram ainda, de palestras excepcionais, com o astronauta e ministro Marcos Pontes, com o Dr. José Bezerra Pessoa Filho do Centro Técnico Aeroespacial – CTA e do Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE e com o professor Patrick Martins, responsável pelas oficinas, juntamente com o professor Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

“Ainda mais valioso que o resultado obtido, foi a vivência e todo o aprendizado que os alunos obtiveram, não apenas nas áreas de astronomia e astronáutica, mas conhecendo novos lugares, pessoas e culturas diferentes, além da oportunidade de viajar a primeira vez de avião, conhecer uma parte de São Paulo e o maior aeroporto da América Latina, o Aeroporto Internacional de Guarulhos”, relata o Professor Luís Eduardo Fritsch.

O professor ainda destaca que, na cidade de Barra do Piraí, foram muito bem recebidos pela esposa e por alguns dos funcionários do empresário mondaiense Erich Ramminger, que a muitos anos lá reside.

Fritsch, declara, “em nome de todos os integrantes do grupo, os mais sinceros agradecimentos a Administração Municipal, em especial ao Prefeito Valdir Rubert, o vice Alzir Slaviero, os vereadores, a Secretária de Educação Sandra Regina Callai Schuh, a direção das escolas, os colegas professores, aos alunos, e ao povo mondaiense por todo o apoio e incentivo, tornando possível a nossa participação no evento, agradecemos também a todos aqueles que estiveram torcendo por nós”.

“Você pode fazer o que quiser na vida, desde que estude muito, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você! ”, declara o professor.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí