Mondaí comemora 95 anos de Colonização

A data 20 de maio de 1922, foi marcada pelo início da colonização no Extremo Oeste de Santa Catarina, considerando-se também a fundação de Porto Feliz.

Nesta data, Herman Faulhaber, que foi Diretor da empresa Chapecó Peperi Ltda, pisou pela primeira vez no solo da nova colônia. E determinou como o local de sua sede administrativa, denominada como colônia Porto Feliz. Mais tarde, em 1926, como Mondaí.

Mondaí foi a porta de entrada para os imigrantes de origem Alemã, e posteriormente, por Italianos e outras etnias, principalmente de origens europeias.

A trajetória histórica do município foi traçada por inúmeras dificuldades e conquistas, em meio à densa floresta, às margens do Rio Uruguai. E assim, foi implantado no município, um grande polo de diversidade cultural e social.

E em comemoração à essa data tão especial, a Administração Municipal organizou uma programação, a qual, todos os cidadãos Mondaienses puderam reviver em seus corações, importantes lembranças, que marcaram a história do município.

No último sábado 20, foi realizado um grande evento com desfile cívico, e shows ao vivo, na Praça Central da cidade.

Um desfile que ficará na história, pelas homenagens trazidas por várias instituições.

Sequência do desfile cívico e temas trazidos pelas instituições:

• Escola Gessy Spier Averbeck – Prefeitos de Mondaí
  • Linha Catres – Colonização Alemã