Posto de SINE de Mondaí está em plena atividade

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é um programa do Governo Federal que dispõe de um conjunto de ações voltadas para facilitar a inserção ou reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, além de garantir a sobrevivência do trabalhador durante o tempo de procura de um novo emprego, através do cadastramento e encaminhamento para emprego e do atendimento ao Seguro-Desemprego. O SINE é um serviço público, realizado pelo Ministério do Trabalho, por meio de convênios com Estados e Municípios para a realização de Intermediação de Mão de Obra, Requisição de Seguro Desemprego e Qualificação Profissional.

Os recursos financeiros mantenedores do SINE são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e repassados aos estados e municípios através de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego. Os recursos do FAT são investidos na formulação e implementação de políticas com foco central na promoção de novos postos de trabalho e financiamento de programas que visem ao incremento da empregabilidade do trabalhador. 

Em Mondai, o SINE é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, que disponibiliza gratuitamente os seguintes serviços:  Intermediação de mão-de-obra; Orientação Profissional; Seguro-Desemprego e Empregador WEB.

Segundo a Agente do SINE Elza dos Santos, além de Mondai o Posto do SINE faz atendimento aos Municípios de Iporã do Oeste, Riqueza e Caibi. O SINE também presta um serviço gratuito que visa melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho. “Para que o SINE possa promover uma política de trabalho eficiente e eficaz, é importante que exista a integração entre os agentes e governo, trabalhadores e empregadores e a articulação entre os programas de qualificação, intermediação, geração de emprego e renda, seguro-desemprego, baseados nas informações sobre o mercado de trabalho”, comenta Elza.

Elza destaca que o Posto do SINE no município de Mondai desenvolve um trabalho de extrema importância, oferecendo toda orientação nos serviços ofertados conforme determina o Ministério do Trabalho e Emprego. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa