Habitação Popular: Assistência Social de Mondaí dá mais um passo para a construção de Casas Populares

A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social de Mondaí, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina (Adehasc), promoveu reunião na última semana com um grupo de 09 famílias que participaram do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades para aquisição da sua moradia.  Na ocasião foram novamente apresentados e reafirmados ao grupo os critérios de funcionamento para beneficiar as famílias bem como o funcionamento do programa. Quanto ao público alvo e critérios de seleção, este obedece às regras nacionais que visam beneficiar famílias com renda até R$ 1.600,00, ser mãe chefes de família ou em situação de vulnerabilidade, famílias com idosos presentes ou deficientes físicos entre outras famílias de baixa renda conforme critérios nacionais apresentam.

Atualmente desse primeiro grupo, fazem parte 09 famílias que vêm sendo agrupadas desde abril de 2014, e na última semana, realizaram a assembléia para compor as comissões de acompanhamento de obra e representação do empreendimento. Também foi realizada a apresentação dos terrenos de cada morador para avaliar os aspectos construtivos da obra. “Este programa possui critérios, priorizações e um público preferencial. Todos eles já têm aprovação e indicação, documentação toda reunida e produzida, sendo agora concluída a fase de aprovação dos projetos. A partir estaremos levando estes beneficiários para a Caixa Econômica, que irá fazer a análise e encaminhar a Brasília para aprovação do grupo pelo Conselho Nacional de Habitação”, comenta Djalma Morell da Adehasc.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Amariles Menegassi esse encontro é mais um passo  fundamental para que  as 9 famílias  sejam  beneficiadas, tendo cada vez mais próxima a realização do sonho  da  casa própria.    “São passos firmes , desta maneira  havendo uma integração, entre os beneficiários, a entidade  organizadora – ADEHASC , Administração Municipal, através da Secretaria de Promoção Social e Habitação, compreendendo   esta modalidade de oferta de moradia – FDS entidade – dispersa , Minha Casa Minha Vida para famílias que possuem terreno. Esse é o primeiro grupo, nosso objetivo é posteriormente  oportunizar essa oferta a novos grupos, é claro, se tiver interessados que se enquadrem nesse  programa.  Também  estamos  buscando outras  modalidades, para que mais famílias tenham acesso em especial habitação de interesse social”, ressalta Amariles.

A Coordenação do trabalho social é uma exigência e está sendo feita pela Pedagoga Clarice Thums e a Assistente Social Sueli Parizzi. Clarice ressalta que é de grande importância que as famílias contempladas passem por este trabalho, recebendo informações do funcionamento do programa, o objetivo do trabalho em grupo, colaboração e documentação correta. “As famílias estarão participando de palestras relacionadas ao meio ambiente e moradia, geração de trabalho e renda, orçamento familiar, e cuidados com o patrimônio que estará recebendo. Este trabalho faz com que as pessoas criem laços, se conheçam e colaborem umas com as outras”, comenta a Pedagoga Clarice.

Segundo Djalma, a Caixa Econômica tem agora 60 dias para fazer a seleção, o Conselho Nacional de Habitação mais 60 dias para aprovação, somando 120 dias de análise. Após isso as obras iniciam em 30 dias. “É importante frisar  que este programa possui critérios muito rigorosos para serem cumpridos, passando por diversas entidades e instâncias, sendo um trabalho coletivo muito amplo que requer esforço de todos, juntamente com a Prefeitura do município, que trabalha com a base do programa”, finaliza Djalma.