Realizado em Mondaí o Seminário de Socialização sobre o Patrono Literário

Para encerrar as atividades do 2º bimestre, previstas no projeto de leitura “Minha escola lê”, foi realizado nesta semana o Seminário de Socialização sobre o Patrono Literário. O evento aconteceu na Casa da Cultura com alunos do 4º, 5º, 6º e 7º anos. Cada turma escolheu um autor ou autora literária, para pesquisar sua biografia, obras, filmes, curiosidades, entrevistas, vídeos, entre outros, para socializar com as demais turmas no seminário. Estiveram presentes para prestigiar os trabalhos a Secretária Municipal de Educação e Cultura Marilena D’Altoé e o Prefeito de Mondaí Lenoir da Rocha. A Escola Gessy, através da sua Direção e Coordenadora do projeto, e a Secretaria Municipal de educação e Cultura parabenizam os alunos e  seus professores pelas belas  apresentações. As apresentações foram as seguintes:

TURNO MATUTINO:

Turma: 4º ano 1 e 4º ano 4

Professoras: Salete Spier e Neide Boito

Patrono Literário: (Monteiro Lobato)

“A natureza criou o tapete sem fim que recobre a terra. Dentro da pelagem deste tapete vivem todos os animais respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem.” (Monteiro Lobato)

Turma: 4º ano 2 e 4º ano 5

Professora: Katia Schmeier

Patrono Literário: Simone Barra

“ E um dia vou te encontrar sem meu coração bater

Sem falhar a minha voz

Sem o marejar dos meus olhos

Sem o tremor das minhas pernas

Sem te querer…” ( Simone Barra)

Turmas: 5º ano 1 e 5º ano 5

Professora: Leocádia Bohn

Patrono Literário: Ruth Rocha

“Ideias todo mundo tem. Como é que entram na cabeça da gente? Entram porque a gente lê, observa, conversa, vê espetáculos.”( Ruth Rocha)

Turma: 5º ano 2

Professora: Roseli Moeller

Patrono Literário: Márcia Leite

“Vez em quando precisamos nos esvaziar do lixo que há em nós, assim como fazemos com a nossa caixa de emails.”( Márcia Leite)

Turma: 6º ano 1

Patrono Literário: Jeff Kinney

“Acredito que parte do sucesso dos meus livros vem justamente do fato das crianças lerem as obras para se divertir. Elas não sentem que há um adulto ali por trás tentando ensinar uma lição a elas.” ( Jeff Kinney)

Turma: 7º ano1

Patrono Literário:Érico Veríssimo

“E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.” ( É rico Veríssimo )

TURNO VESPERTINO

Turma: 4º ano 3

Professora: Idione Luedke

Patrono Literário: Ziraldo

“O livro é o objeto mais perfeito da história da humanidade (…) O livro contém vida, e isto não pode ser substituído por algo frio e digital!” ( Ziraldo)

Turma: 5º ano 3

Professora: Roseli Moeller

Patrono Literário: Flávio Souza

“Chame o sucesso para fazer parte da sua vida. Acredite no seu potencial criador, seja inovador,  treine sua mente para vencer, estipule metas e, principalmente, lute por seus ideais.”( Flávio Souza)

Turma: 5º ano 4

Professora: Salete Spier

Patrono Literário: Maurício de Sousa

“A leitura é uma experiência de interação onde o leitor se torna quase que um co-autor.” ( Maurício de Sousa)

Turma: 6º ano 2

Patrono Literário: Ziraldo

“Cada época com seus usos, cada roca com seus fusos…” ( Ziraldo)

Turma: 7º ano 2

Patrono Literário: Thalita Rebouças

“Se você desistir no inverno, perderá as promessas da primavera, a beleza do verão, e a expectativa do outono, ou seja, jamais desista dos seus sonhos!” ( Thalita Rebouças)