Definidos os representantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Mondaí

Aconteceu nesta semana na Casa da Cultura de Mondaí uma importante reunião com os membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Mondai. O objetivo principal foi tratar assuntos referentes à composição da coordenadoria e sobre a situação das enchentes ocorridas no município. Na oportunidade o Presidente do conselho relatou sobre a situação das estradas, acessos e residências atingidas pelas fortes chuvas. Os representantes da Coordenadoria foram escolhidos para representar o município nas ocasiões de emergência e calamidade pública.

O Engenheiro Agrônomo Paulo Rogério de Anhaia, que também esteve presente na reunião, prestou esclarecimentos a respeito da nova estrutura da COMPDEC, que deve ser composta preferencialmente pelo Coordenador, Conselho Municipal, Secretaria, Setor Técnico e Setor Operativo. Já o Conselho Municipal pode ser constituído da seguinte forma: representantes da Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Representantes das Secretarias Municipais de Agricultura, Assistência Social, Saúde, Educação, Administração, Obras e Urbanismo, Representantes de Sindicatos, Associação Comercial e Industrial, Igrejas, Cooperativas, Epagri, Polícia Civil e Militar. “É de grande importância a composição das Equipes Técnicas na estrutura da Coordenadoria no momento em que foi decretado o estado de calamidade pública ou de emergência, como também da participação efetiva dos representantes indicados. Há necessidade de ter um CNPJ específico, como também de um cartão de pagamento da Defesa Civil para cada evento que acontecer e que o município terá para pagar as despesas decorrentes das ações básicas provenientes”, comenta Paulo.

Durante a reunião a comissão foi composta por representantes de diversos setores e entidades. Foi estabelecido ainda como seu coordenador André Sott, sendo que o Setor Operativo e a Secretaria estarão vinculados a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, utilizando a mesma estrutura.