Campanha de Combate a Violência e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil é realizada em Mondaí

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), está desenvolvendo neste mês de setembro a Campanha de Combate a Violência e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

O objetivo do dia estadual 24 de Setembro é conscientizar a população e articular toda a rede de proteção e atendimento, instituído através do Decreto Lei 3.644/01.

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a violência doméstica contra a criança e adolescentes, por se reproduzir em espaço privado e ser praticada em sua maioria pelos pais ou responsáveis, apresenta-se como um fenômeno sub-notificado, entretanto os dados demonstram que o número de casos é assustador e acontece em praticamente todos os municípios.

Conforme a Secretária de Assistência Social, Luciane Maraschin, destaca sobre a importância da denúncia, pois o sofrimento gerado pelo abuso e/ou exploração sexual afeta o crescimento saudável das crianças e adolescentes em todos os seus aspectos. “A sua denuncia pode tirar uma criança do sofrimento, então quem tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência sexual, faça sua denuncia anônima no disque 100 ou no plantão do Conselho Tutelar de Mondaí (49) 9 88721198”, finalizou Luciane.

Em alusão ao dia 24 de setembro nas oficinas do CRAS foram confeccionadas pelas crianças e famílias, um peso de porta com flores amarelas em feltro, onde foram expostas em frente a Secretária de Assistência Social e posteriormente entregue para as famílias levarem para casa.

Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC

Fotos: Ivomar Rauber