Mondaí trabalha na recuperação dos prejuízos causados pelas chuvas
Após os dias de chuva e muita angústia, onde a enchente castigou o município de Mondaí, chegou a hora de recomeçar. O nível do Rio Uruguai e seus afluentes começa a baixar e os rastros da destruição mostram uma paisagem triste, principalmente para as dezenas de famílias que tiveram que deixar as suas casas que ficaram em baixo d’água. “Felizmente não há vítimas em nosso município. As águas estão baixando e as famílias estão retornando para suas casas. Lamentamos pelo que aconteceu. Um fato muito triste, mas contra a natureza não há o que fazer. Agora chegou o momento de reconstruir”, comenta o Prefeito do município de Mondaí Lenoir da Rocha.
Algumas famílias conseguiram agir rapidamente e retirar seus pertences nas residências, mas muitas não tiveram a mesma sorte. Familiares, amigos e voluntários auxiliaram nos trabalhos e no abrigo daqueles que já não tinham como continuar em suas casas. A Secretaria de Promoção Social e Habitação esteve empenhada no recebimento de inúmeras doações. A solidariedade mondaiense mais uma vez se fez notar, compreendendo a necessidade de ajudar ao próximo.
O momento agora está sendo na reconstrução, limpeza e reparação dos danos causados com a enchente. Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, e também Coordenador da Defesa Civil de Mondaí, o dano maior na questão pública são as suas vias de acesso. “No interior do município existem vários pontos intrafegáveis e precisamos restabelecer e dar condições para que as comunidades do interior voltem a ser como eram antes”, comenta André.
Com o decreto do Estado de Emergência pelo município de Mondaí na última semana, todas as informações, registros e documentos estão sendo enviados à Defesa Civil Estadual e Federal. O sistema está sendo alimentado constantemente, mantendo a Defesa Civil informada dos prejuízos causados pelas chuvas em Mondaí.
Por onde se andava, nos locais atingidos pela enchente, notava-se o empenho das pessoas para realizar a limpeza de toda a sujeira trazida pelas chuvas. Na Praça do Porto que esteve toda abaixo d’água, nesta semana estava tomada de lama, após o Rio baixar. O Prefeito Lenoir também esteve no local acompanhando os trabalhos. “Ainda neste ano estaremos efetuando obras na Praça do Porto, melhorando assim a sua estrutura e oferecendo um local seguro para que as pessoas possam usufruir daquele espaço”, garante o Prefeito.
A Secretaria de Obras e Urbanismo, juntamente com a Secretaria de Agricultura, vinham desempenhando inúmeros trabalhos de manutenção de estradas no interior e a chuva acabou prejudicando, sendo que agora, as máquinas estarão trabalhando exclusivamente na recuperação dos estragos causados pela enchente. Os trabalhos particulares solicitados estão suspensos por prazo indeterminado. “Tivemos muitas pessoas, voluntários e até funcionários públicos nos auxiliando e este trabalho continua. Estamos imensamente gratos a todos que colaboraram e continuam colaborando na recuperação de todos estes estragos. Nosso trabalho iremos desenvolver da melhor forma possível”, garante André.
Fonte: Assessoria de Imprensa