CAPS de Mondaí retoma atividades em grupo

O Centro de atenção Psicossocial de Mondaí retomou as atividades em grupos, as quais estavam sendo realizadas individualmente, em razão da pandemia. As atividades foram retomadas nesta segunda-feira, 04.

Conforme a Coordenadora do CAPS Natália da Silva, as atividades acontecem com grupos de até 10 participantes. “Assim teremos grupos menores, com algumas alterações, provavelmente o encontro ocorrerá a cada 21 dias para que possamos atender a todos os usuários”, enfatiza.

O Prefeito Valdir Rubert destaca que além dos impactos na saúde física, a pandemia da Covid-19 também tem afetado emocional e mentalmente a população. “Mais do que nunca as pessoas precisam cuidar de sua saúde mental, precisam ter acesso a tratamento na rede pública, pois a psicoterapia é para todos”, Enfatiza.

O Secretário de Saúde Ginther Otto Dreher explica que para ser atendido no CAPS, a pessoa deve procurar diretamente este serviço ou ser encaminhado pela unidade básica de saúde. “Nossa equipe está preparada para receber todos que necessitam”, enfatiza.

A unidade visa a recuperação em saúde mental e a integração do usuário com sua família, no fortalecimento de vínculos e comunidade, pelo acesso à educação, trabalho, lazer e exercícios dos direitos civis. Para alcançar esse objetivo, o CAPS conta com uma equipe multiprofissional, sendo enfermeira, assistente social, psicólogas, médica, psiquiatra, técnica de enfermagem, artesãs, motorista E auxiliares de serviços gerais.

O CAPS de Mondaí também atende usuários dos Municípios de São João do Oeste, Iporã do Oeste e Riqueza.

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de Comunicação/Município de Mondaí