Junta de Serviço Militar de Mondaí realizará alistamento até o dia 27 de junho

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro a 30 de abril, sendo que em Mondaí o prazo para alistamento vai até 27 de junho. Aqueles que perderem o prazo só poderão participar da seleção em 2015, para incorporar apenas em 2016.

            Os jovens da classe de 96 ou anos anteriores que não se alistaram devem se apresentar à Junta de Serviço Militar Municipal mais próxima da sua residência. Segundo a responsável pelo Setor de Alistamento em Mondaí, Claudiane Hirsch, os documentos necessários para fazer o alistamento são os seguintes: certidão de nascimento, comprovante de residência e duas fotos 3X4 recentes. “No dia 12 de agosto acontecerá a cerimônia da entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação, as 14horas na casa da Cultura de Mondaí. Toda a população Mondaiense está convidada para prestigiar o evento”, salienta Claudiane.

            Em Mondaí está previsto, aproximadamente, o alistamento de 90 jovens. Mondaienses que residem em outra cidade recomenda-se que procurem a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência, sendo assim eles não precisarão se deslocar de uma cidade para outra para realizarem o alistamento.

            O jovem que faltar a Seleção é considerado Refratário. Quando se apresentar pagará uma multa em dinheiro, que aumenta à medida que se demora em regularizar a situação. Os possuidores de deficiência física, sendo notoriamente incapazes, estarão isentos do Serviço Militar e receberão o Certificado de Isenção. Os que apresentarem deficiência temporária recebem o Certificado de Dispensa da Incorporação, mas em ambos os casos são obrigados a realizar o alistamento militar.

            Após o alistamento, deve-se comparecer à Comissão de Seleção na data carimbada no seu Certificado de Alistamento Militar. Neste dia ele será submetido a vários testes que irão avaliá-lo. Uma vez apto esse cidadão estará em condições de ser selecionado para ser distribuído para a fase final do processo que é denominada Seleção Complementar.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa