Posto de Saúde de Mondaí já está atendendo em novo horário

O Posto de Saúde de Mondaí iniciou nesta semana o atendimento em novo horário, das 07:00hrs às 11:00hrs e das 13:00hrs às 17:00hrs. Há algum tempo a unidade estava atendendo doze horas ininterruptas por dia, das 07:00hrs às 19:00hrs. Segundo o prefeito Lenoir da Rocha, diante de problemas que estão ocorrendo na Sociedade Hospitalar, principalmente em relação à remuneração dos médicos, o hospital solicitava que o convênio fosse majorado para que pudessem remunerar melhor os médicos. “Poderíamos sim repassar um valor maior ao hospital, mas se economizássemos em alguma atividade do Posto de Saúde, e como não podíamos dispensar pessoal e muito menos reduzir o número de medicamentos que é fornecido, uma forma que encontramos foi voltar a atender oito horas por dia no Posto de Saúde”, comenta o Prefeito.

Com a redução de quatro horas na jornada de trabalho diária, o valor economizado será destinado à Sociedade Hospitalar. Antes o repasse era de R$30.000,00 mensais, e a partir deste mês de abril o valor passará a R$37,500,00. O que se espera é que este valor solucione o problema dos plantões médicos e que haja profissionais no hospital todos os dias e também nos finais de semana.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde Selani Dorigon Bruch o Posto de Saúde de Mondaí conta hoje com cinco médicos e a grande dificuldade está na contratação de novos profissionais, pois apesar da realização do último Concurso Público, os médicos aprovados não assumiram o cargo. “Já está em fase de conclusão a 4ª área do ESF, e já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde a implantação da 5ª equipe. Estamos trabalhando para atender os nossos pacientes da melhor forma possível”, comenta a Secretária de Saúde Selani.

Cogita-se ainda que médicos de fora realizem plantões em nosso município, para que a população mondaiense fique tranqüila em relação aos atendimentos no Hospital.  “O que queremos é que realmente este problema seja resolvido e que o nosso hospital tenha plantão direto, mesmo que de sobreaviso, todos os dias e nos finais de semana. Estamos dando o primeiro passo e temos a certeza que a Sociedade Hospitalar irá se empenhar para resolver este grande problema dos plantões médicos”, finaliza o Prefeito Lenoir.