Vila Laju e arredores debatem sobre o futuro da Unidade de Saúde e implantação de creche

Na noite da última terça-feira, dia 08 de abril, foi realizada a Audiência Pública em Vila Laju, contando com a presença de famílias da comunidade e de comunidades vizinhas. Estiveram presentes o Prefeito Lenoir da Rocha e seu vice Valmor Cemin, a Secretária Municipal de Educação e Cultura Marilena D’Altoé, a Secretária Municipal de Saúde Selani Dorigon Bruch, o Presidente da Câmara de Vereadores Nilton Graff, e o vereador Elcides Renz.            

Na oportunidade foram acolhidas sugestões na área da saúde e da educação, com debate sobre a transferência da Creche Cantinho Feliz para a Vila Laju. Foi ainda realizada uma análise sobre a situação do Posto de Saúde de Vila Laju, com relatório de atividades, proposição e sugestões.             

As comunidades que estiveram presentes na audiência se manifestaram sobre o fechamento do Posto de Saúde de Laju, alguns a favor e outros contra. Comunidades vizinhas manifestaram-se a favor do fechamento, principalmente por motivo de transtornos de locomoção. Já alguns moradores da Vila Laju opinaram por manter o atendimento.           

O Posto de Saúde de Vila Laju funciona há mais de 10 anos mas o número de atendimentos é relativamente baixo, sendo que o Ministério da Saúde exige, para consolidação das áreas, o cadastramento de pelo menos duas mil pessoas. Para manter a unidade de Laju em funcionamento, as famílias das comunidades de Linha Antas, Barra do Laju, Capivara, Leãozinho, Preferido Baixo, Sabiá, são Cristóvão, Tamanduá, Tateto, Tatu, Tempestade, Linha Tigre e Linha Veado deveriam ser atendidas no Posto de Saúde de Laju.  

Segundo o Prefeito Lenoir da Rocha, o custo benefício é muito alto pelos levantamentos realizados. “Muitas vezes os médicos permaneciam duas ou três horas para atender um número de 3 ou 4 pacientes, sendo que na cidade, neste mesmo tempo ele atenderia mais de 10 pacientes. Com dentista acontecia o mesmo. Para justificar a presença de profissionais da área da saúde naquele local, teria que haver um volume maior de atendimentos, para manter aberto diariamente aquela unidade. Agora iremos estudar as sugestões apresentadas, colocando tudo na balança e decidir sobre a manutenção ou suspensão das atividades”, comenta o Prefeito.            

A unidade foi vistoriada pela Vigilância Sanitária de São Miguel do Oeste e inúmeros melhoramentos estão sendo exigidos, sendo investimentos muito altos. O município neste momento não possui condições de despender um grande valor para estas melhorias no prédio.

                Em relação à transferência da Creche Cantinho Feliz para a Vila Laju, a sede do Posto de Saúde seria utilizado para esta instalação, mas caso o Posto continue em funcionamento, o educandário será implantado em outro local. “A implantação da Creche em Vila Laju, independe do fechamento do Posto de Saúde. Cedo ou tarde, ela será realidade, pois este é um projeto nosso, do nosso Plano de Governo”, finaliza o Prefeito Lenoir.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa