Conselheiros de Mondai participam de capacitação

                De 10 a 14 de fevereiro, quatro representantes do Conselho Tutelar e quatro do Conselho de Direitos de Mondaí estiveram participando de uma capacitação na UDESC em Palmitos. Na próxima semana, de 17 a 21 de fevereiro, segue a capacitação, que tem duração de 40 horas, sendo 8 horas diárias. A Escola de Conselhos está capacitando conselheiros tutelares e de direitos da criança e do adolescente em todo estado, com objetivo de melhorar os serviços prestados em defesa da criança e dos adolescentes e capacitar os profissionais para que crianças e adolescentes sejam encaminhados de maneira mais adequada e eficiente.

                Santa Catarina é um dos poucos estados que organiza a escola de conselhos. Os recursos são provenientes do Tesouro do Estado, por meio da SST, e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. O investimento será de R$ 605 mil com recursos do governo federal e contrapartida do Estado. A sede da Escola de Conselhos está na SST, em Florianópolis, e os demais pólos se localizam em Palmitos, Pinhalzinho, Chapecó, Lages, Ibirama, Balneário Camboriú, São Bento do Sul, Laguna.

                O curso de formação continuada está capacitando cerca de 1.905 Conselheiros Municipais dos Direitos Humanos de Criança e Adolescente e Conselheiros Tutelares do Estado de Santa Catarina na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto está baseado na proposta geral do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente com ênfase na defesa dos direitos.

                Num primeiro momento as aulas da Escola de Conselhos utilizam o ensino presencial. O currículo previsto para a Escola de Conselhos inclui questões da rotina de atuação dos conselhos dos direitos e dos conselhos tutelares, assim como a discussão e reflexão do Estatuto da Criança e Adolescente e temas relacionados à promoção, proteção e defesa de direitos da criança e do adolescente.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa