Realizada Solenidade de Formatura dos Alunos Protetores Ambientais de Mondaí

Aconteceu no último dia 26 de novembro na Casa da Cultura, a Solenidade de Formatura dos Alunos Protetores Ambientais de Mondaí. A formação de mais esta turma no Extremo Oeste foi realizada pelo Comando da Polícia Militar do Oeste Catarinense de São Miguel do Oeste com a parceria do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Governo do Estado via SC Rural e Poder Público Municipal de Mondaí. Na oportunidade estiveram presentes os familiares dos alunos, autoridades civis, militares e políticas, instrutores, imprensa e outros convidados.                

A turma de Protetores Ambientais de Mondaí é a oitava turma formada no Extremo Oeste do Estado. Iniciou suas ações em abril de 2013, totalizando nove meses de atividades teóricas e práticas. Foram 120 horas/aulas teóricas, além de 60 horas/aulas de atividades práticas a campo, como caminhadas, trilhas e blitz ecológicas, acampamentos, viagens de estudos para Foz do Iguaçu, Pinhalzinho, Iporã do Oeste e São Miguel do Oeste, para participar de seminários, palestras, conhecerem instituições de ensino, dentre outros eventos de cunho ambiental.               

Segundo os Coordenadores do Curso de Protetores Ambientais, Cb PMA Ademir Catto e Sd PMA Gilberto Pilla, das temáticas abordadas no curso, destaca-se o estudo da biodiversidade da flora e da fauna, com ênfase nos ecossistemas regionais, sistemas agroflorestais, gestão de recursos hídricos, gestão do solo, produção agroecológica, os impactos ambientais, o licenciamento ambiental, atividades potencialmente poluidoras, sustentabilidade e a gestão de diversos tipos de resíduos da atividade humana, em fim, todos os saberes para que o ser humano conviva em harmonia com a natureza, buscando sempre a qualidade de vida.                

A efetiva participação dos jovens neste programa, sua realização, demonstra a preocupação da sociedade e do poder público, que conjuntamente – cada vez mais – estão canalizando esforços para a promoção da proteção da nossa natureza, do meio ambiente, para que seja sadio e ecologicamente equilibrado.                

 O Tenente Comandante do Pelotão da Polícia Ambiental em São Miguel do Oeste, Sr. Everton Carlos Roncaglio destacou que cabe, a partir de agora, aos jovens protetores ambientais formandos, juntamente com seus familiares, a missão de continuarem contribuindo como multiplicadores dos conhecimentos recebidos. “A partir de agora eles têm a missão de auxiliar na recuperação, na conservação e na preservação dos recursos naturais, fazendo da gestão ambiental uma prática diária presente em todas suas ações, buscando a melhoria da qualidade de vida, das presentes e das futuras gerações”, destaca o Tenente Roncaglio.                

Na oportunidade, além da entrega dos certificados, foi entregue prêmios aos alunos que se destacaram por seus méritos intelectuais e disciplinares e ainda, como foram de reconhecimento pelas ações desempenhadas e em prol das causas ambientais, foram realizadas homenagens às pessoas que se engajaram nas atividades do Protetor Ambiental de Mondaí.  

 

Fonte: Assessoria de Imprensa