Mondaí esteve presente em Encontro Regional sobre Direitos da Criança e do Adolescente

Aconteceu no último dia 25 de julho em Chapecó, o Encontro de Atores da Mesorregião do Oeste, para representantes do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes de Santa Catarina. Funcionários de Mondaí, representantes do Conselho Tutetal, CRAS e Saúde, se fizeram presentes no evento, que teve duração de 8 horas. As despesas do evento foram pagas pelo Estado.

O Encontro dos Atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina de Chapecó foi o terceiro de seis encontros programados até outubro com a rede de instituições responsáveis por garantir os direitos de crianças e adolescentes em Santa Catarina – os chamados atores do Sistema de Garantias. O objetivo é elaborar um plano decenal ao final de todos os encontros regionais.

O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), do Tribunal de Justiça, Ministério Público, conselhos de direitos, conselhos tutelares e outros atores. Sistema de garantias – O sistema de garantia de direitos é formado por representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, profissionais como psicólogos, assistentes sociais e operadores da Justiça, advogados, Defensoria Pública, Segurança Pública, Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Fóruns e Associações; além das Secretarias de Estado que integram o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Em Santa Catarina o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) está vinculado à SST.

Entre os temas das palestras, mereceu destaque o Sistema Nacional de Garantias dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente com ênfase nas políticas públicas e no controle social; e a proteção, promoção e a reparação dos direitos humanos da criança e do adolescente.