Mondaienses prestigiam evento de inauguração do Portal das Colonizações em Panambi – RS

Aconteceu no último sábado, dia 23 de junho de 2012, a solenidade de entrega oficial do Portal das Colonizações ao Município de Panambi-RS e aos seus municípios colonizados de toda região.

A Administração Municipal de Mondai recebeu o convite para participar desta solenidade, uma vez que, Porto Feliz (Mondai) foi colonizada a partir da Colônia Modelar Neu-Württemberg ( Panambi), através do grande projeto de colonização do Extremo Oeste de SC, cuja empresa colonizadora Chapecó-Peperi Ltda, tinha como seu Diretor Herrmann Faulhaber.

A Colônia de Neu-Württemberg é considerada colônia mãe, e portanto, foi fundadora e colonizadora de várias novas colônias as quais historicamente são chamadas de co-irmãos e de meio-irmãos. Assim fundou no RS as colônias de Condor, Erval Seco, Cerro Largo, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Roque Gonzales e Santo Cristo e em SC, Mondai (Porto Feliz) e Itapiranga (Porto Novo), cujos Municípios se fizeram presentes nesta solenidade, através de suas representações.

O Portal foi edificado na Praça Valter Faulhaber, no centro da cidade de Panambi-RS e retrata, a passagem histórica da colonização e de seus colonizadores, destacando-se como um memorial histórico e turístico para todos os Municípios da região.

Logo após a entrega oficial do memorial, ocorreu o 2º SIMPÓSIO SOBRE AS COLONIZAÇÕES MEYER, VON-LASSBERG E FAULHABER, no Centro Cultural 25 de Julho da mesma cidade, onde foram apresentados os novos dados sobre a história da colonização de Panambi, pelo Pesquisador Dr. Ivo Beuter, tendo  a participação de representações Municipais, de autores e de historiadores de toda a região.

Do Município de Mondai, participaram do evento a professora Florentina Muller Gruhlke representando a Administração Municipal, Hugo Gemmer do Departamento da Cultura, Norvalino Hengel da AARUM e o motorista Valdi Luedke, além da família Koelln que são os descendentes de Faulhaber, com seus convidados.