Agentes de Saúde de Mondaí recebem capacitação sobre nova plataforma de informações

Os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do Município de Mondaí, receberam, nesta terça-feira, 04, uma capacitação sobre o Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss-Geo). A capacitação aconteceu no auditório da Casa da Cultura.

O Siss-Geo é uma plataforma computacional, que tem o objetivo de contribuir para a informação através de registros georreferenciados pelos usuários, modelos de alertas de ocorrências de agravos na fauna silvestre, especialmente aqueles com potencial de acometimento humano, ou seja, os agentes de saúde terão um aplicativo instalados em seus celulares ou tablets, onde poderão registrar o aparecimento de algum animal silvestre morto, para que seja realizada uma análise, se este estava doente, podendo descobrir a causa da morte do animal. A coleta das vísceras deve ser realizada em 24 horas, tempo oportuno de análise laboratorial. No caso de Mondaí e região, o animal silvestre é o macaco, da espécie bugio.

A Secretaria Municipal da Saúde de Mondaí, solicita à população que entre em contato, se caso encontrar um animal silvestre morto, para que seja encaminhado para a análise.

A capacitação foi realizada pelas biológicas da gerência de saúde de São Miguel do Oeste, Simone Falavigna e Marciéle Bogo.

Os agentes ainda receberam orientações sobre acidentes com animais peçonhentos, para posteriormente orientar a população sobre a prevenção e cuidados com esses animais.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí