Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Estado acontece em Mondaí e irá debater sobre Asfaltamento da estrada Beira Rio

Mondaí irá sediar uma Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Estado, que pretende debater sobre o Asfaltamento da estrada Beira Rio. O evento acontece na próxima sexta-feira, 13, no Centro de Eventos da Área de Lazer, às 09h30.

A SC-283, que inicia em Concórdia e vai até Itapiranga no extremo-oeste é uma das principais rotas de escoamento da produção agroindustrial da região Oeste do Estado, ao lado da BR-282. Em situação caótica, a rodovia estadual é palco de frequentes acidentes e de problemas mecânicos nos veículos devido aos trechos praticamente intransitáveis.

O deputado estadual Altair Silva (Progressistas), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Rodovias do Grande Oeste, e o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), presidente da Frente Parlamentar em Favor da Recuperação da SC-283, são proponentes de duas Audiências Públicas para discutir o assunto na próxima sexta-feira (13) em Mondaí e Concórdia. Os eventos são abertos ao público e devem reunir lideranças políticas, empresários e a comunidade em geral.

“A SC-283 é uma das vias mais importantes da região. Somos grandes produtores de aves, suínos, leite e grãos, e essa rodovia é utilizada para o escoamento dessa produção, por isso precisamos revitalizar ela, dando mais segurança aos usuários. Além de que, ela faz importante conexão aos acessos com os Estados vizinhos, Rio Grande do Sul e Paraná, permitindo ir até a Argentina”, comenta Altair.

A rodovia apresenta muitos buracos, ausência de sinalização e acostamento, além de diversos pontos com a vegetação invadindo a pista. Construída nos anos 80, a rodovia tem 233 quilômetros e passa por 15 municípios, mas nunca foi recuperada, apenas recebeu operações tapa-buraco de forma paliativa.

Em 2018, de janeiro a agosto, foram 174 acidentes, envolvendo mais de 260 veículos e deixando 12 vítimas fatais na rodovia. Somente em 2019 foram 8 vítimas fatais, em 179 acidentes. “A rodovia não oferece terceiras faixas, fazendo com que os motoristas forcem ultrapassagens em locais proibidos, contribuindo para essas estatísticas”, lamenta Altair.

A rodovia inicia em Concórdia e vai até Itapiranga, passando por Arabutã, Itá, Seara, Arvoredo, Chapecó, Guatambu, Planalto Alegre, Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos, Caibi, Riqueza e Mondaí.

Mondaí

Mondaí está em uma das extremidades pavimentadas da SC-283, isso porque a rodovia encerra em Itapiranga, onde o trecho entre os dois municípios não é pavimentado e tem pouco mais de 45 quilômetros. Para apresentar a importância de pavimentar a estrada que hoje é de chão, e recuperar o restante da rodovia.

Fonte: ASCOM/Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí