Alunos de Mondaí realizam viagem de estudos sobre “Reciclagem de Lixo”

Os alunos 6º ano (02) da Escola Gessy Spier Averbeck e as turmas dos 6º, 7º e 9º ano da Escola Reunida Linha Taipa Baixa, acompanhadas de suas professoras e da assessora pedagógica Leane Boebel, realizaram uma viagem de estudos à Chapecó contemplando o tema “Reciclagem de Lixo”. A viagem foi viabilizada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura no mês de junho.

Na oportunidade foi realizada uma visita técnica ao Programa Verde Vida, onde os alunos puderam ver na prática a quantidade de resíduos gerados no município.

O Verde Vida é um Projeto Social que atende crianças e jovens carentes, disponibilizando oficinas de artes, xadrez, circo, beleza, aula de reforço e informática.

Conforme dados colhidos pelos alunos e professores junto ao Verde Vida, no mês de maio chegaram até a unidade de triagem o equivalente a 500 toneladas de materiais. Deste montante, 305 toneladas de plástico e papel foram separadas e encaminhadas para as usinas de reciclagem, fato que ressalta a importância da separação dos resíduos, visto que o material deixa de ir para os aterros sanitários, que atualmente é uma grande problemática enfrentada pelos municípios brasileiros.

Conforme a professora Marisa Flach, é importante salientar que o trabalho traz retorno financeiro para o Programa, isso se deve pela venda dos recicláveis, bem como toda a importância do trabalho ambiental realizado dando a correta destinação aos resíduos em questão.

A visita se estendeu ainda para a horta comunitária, que também é mantida pelo programa Verde Vida, com compostos orgânicos produzidos no local. As verduras são vendidas a baixo custo para a comunidade evidenciando um dos vieses do tripé da sustentabilidade, a parte sócia ambiental.

Os alunos ainda realizaram uma visita ao Shopping de Chapecó, local onde puderam realizar seus lanches bem como para visitação ao comércio.

A última atividade do dia foi à visitação ao Complexo Verdão, estádio do time da Chapecoense. Tendo como propósito contrastar as realidades vividas em dias de jogos ao que tange a produção de resíduos neste espaço. Além disso, foi um momento de recreação onde um dirigente da Chapecoense trouxe explicações do funcionamento, gestão e histórico do clube. Explanou ainda em sua fala sobre: motivação e perseverança de buscar e alcançar seus sonhos dizendo: “Tudo é possível quando se quer”. Para finalizar, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o jogador Lima, um dos atuais integrantes do time da Chapecoense.

O grupo de professores e alunos avaliou positivamente a ida para Chapecó, considerando que foram muito bem recebidos nos locais visitados e que as pessoas se empenharam em realmente repassar o conhecimento acerca de cada tema trabalhado.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí