Secretaria Municipal da Saúde realiza Programa “Saúde na Escola”

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Estratégia Saúde da Família (ESF), com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), está realizando, durante o mês de maio, uma programação especial por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). O projeto envolve todos os alunos das Escolas de Mondaí. Na última semana foi realizada a “Semana da Mobilização”, com o tema “Vacinação e Autocuidado”, com os alunos da Escola Delminda Silveira.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Conforme a Enfermeira Caren Rodrigues, o tema vacinação e autocuidado, foi trabalhado com os alunos visando alertá-los sobre os riscos de contrair doenças ao não realizar a vacinação.

A palestra foi ministrada pelo Coordenador do NASF e Psicólogo, Cleiton Lauschner, que destacou que o Brasil possuía o certificado de erradicação do sarampo, porém com o Movimento Antivacinação, acabou perdendo esse certificado, em virtude de que muitas pessoas estão aderindo ao movimento e estão deixando de se vacinar, e consequentemente, acabaram contraindo a doença.

O movimento antivacinação foi incluído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em seu relatório sobre os dez maiores riscos à saúde global em 2019. Numa lista em que figuram vírus mortais como os do ebola, HIV, dengue e influenza. Conforme a OMS, a hesitação em se vacinar foi incluída porque ameaça reverter o progresso feito no combate às doenças evitáveis por meio de vacinação.

Para o Prefeito, Valdir Rubert, a articulação entre Escola e Atenção Básica de Saúde é à base deste programa tão importante. “O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualidade de vida dos alunos. Parabéns a todos os profissionais pela dedicação e envolvimento com a causa”, destaca.

Nos próximos dias, as demais Escolas serão contempladas com a programação.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí