Equipe de Gestores de Mondaí participam de Seminário de Práticas Pedagógicas para Inclusão de Pessoas com Deficiência

O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa, por meio, da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, e aconteceu na última segunda-feira 14, no Clube Comercial de São Miguel do Oeste.

Mais de 650 profissionais da rede regular e especial de ensino participaram do Seminário, dentre eles, a Secretária da Educação de Mondaí, Sandra Regina Callai Schuh, a Assessora da Educação, Lilia Nardi, e um gestor representante de cada escola de Mondaí. Segundo Sandra, o evento foi muito proveitoso, pois, foram abordadas diversas temáticas sobre a inclusão da pessoa com deficiência na rede regular de ensino e em instituições especializadas de educação especial. Todas envolveram políticas públicas estaduais e federais.

Sandra destaca, “um dos assuntos mais relevantes foi o da inclusão dos alunos com altas habilidades e com deficiência no conjunto escolar, ou seja, qual a melhor maneira de incluí-los”.

A organização do aluno no ambiente escolar, a avaliação diferenciada, e a adaptação curricular, também foram temas abordados pela pedagoga Marisa Mello, que, em entrevista dada a Assessoria de Imprensa da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, ressaltou, que avaliar não é apenas dar notas. “Apesar de precisarmos cumprir com as normas legais da educação, as notas podem ser dadas a essas crianças de acordo com seu desempenho. Nós como docentes, podemos elaborar nosso próprio critério para quantificar esse rendimento escolar”, enfatiza.

Texto por: Tamara Melo- ASCOM Prefeitura de Mondaí