Mondaí realiza Programa de Controle que visa a Erradicação de Tuberculose e Brucelose Bovina no Município

A Administração Municipal, por meio, da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realiza um programa de controle, que visa exterminar com a brucelose e a tuberculose bovina, que são doenças bacterianas de caráter crônico, causadoras de perdas econômicas, e que, podem ser transmitidas para o homem através do leite e da carne.

De acordo com o Veterinário da Prefeitura, Cesar Benetti, no ano de 2010 foi criada uma lei, com a normativa, que deve ser realizado um controle nos animais, através de exames, no mínimo, uma vez por ano. Somente neste ano, já foi realizado o atendimento em 131 propriedades, somando um total de 1500 exames de brucelose e tuberculose.

Cesar esclarece que o programa é totalmente subsidiado pela Prefeitura, sendo realizado de forma gratuita aos produtores de gado.

Segundo Cesar, os três principais motivos para a realização do exame são, para controle, para a venda do gado e para a interdição, que acontece quando há riscos da doença na propriedade. Nesse caso, a propriedade é interditada, e após um período de 60 dias, é realizado o exame novamente para diagnosticar se há, ou não, a doença.

O Prefeito Valdir Rubert declarou que, o programa é de suma importância para o município, pois garante a segurança dos produtores, e consequentemente dos consumidores.

Texto por: Tamara Melo- Assessora de Imprensa