Secretaria da Saúde realizará 5ª Conferência Municipal de Saúde em Mondai
Surgido a partir de movimentos sociais, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliando, o SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser hoje, o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros. Trouxe como um dos seus princípios, a participação do cidadão no processo de formulação das políticas de saúde e do controle da sua execução através dos conselhos municipais de saúde e das Conferencias Municipais de Saúde.
Na última semana, o Conselho Municipal de Saúde realizou uma reunião para debater a respeito da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Mondaí, sendo uma Etapa Municipal da 15ª Conferência Nacional da Saúde com o tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. O objetivo é de que a cada quatro anos haja representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Saúde.
A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Mondaí acontecerá no dia 24 de junho às 13:00h na Casa da Cultura e toda a população poderá participar. O evento contará com a participação da Palestrante Lisiane Thomé Ruckhaber, enfermeira, especialista em saúde coletiva, Gerenciamento de Unidades de Saúde e Consultora em Saúde Pública, que discorrerá o tema nacional, “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.
As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo se manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera.
Fonte: Assessoria de Imprensa