Grupos de Tabagismo de Mondaí terão reencontro nesta quinta-feira

Acontece nesta quinta-feira, dia 02 de outubro, pela parte da manhã e tarde no CAPS de Mondaí, o reencontro do 1º e 2º Grupo de Tabagismo, após um ano sem o tabaco. O propósito do reencontrar dos ex-fumantes e abordar um pouco desta sua trajetória sem o tabaco.

O tabaco, fumado como cigarros, é muito comum, mas hoje tem sido ainda mais comum, visto que mais e mais adultos estão se rendendo a ele nos últimos anos. Fumar cigarros e outras formas de tabaco, tais como charrutos e cachimbos, nos remete ao século XV, quando Cristóvão Colombo descobriu a América. O tabaco foi então introduzido na Europa e outros países, lentamente durante os últimos séculos. Devido às guerras, principalmente a Segunda Guerra Mundial, no último século, o consumo de tabaco aumentou consideradamente.

Hoje, vivemos uma epidemia, a “epidemia do fumo”. Isso significa que o consumo de tabaco está difundido, trazendo graves conseqüências para a saúde de um importante número de fumantes. O tabaco contém várias substâncias tóxicas, sendo que a responsável pela dependência do tabaco é a nicotina. Essa substância é uma droga com efeito psicoativo muito grande. Ela torna a pessoa mais ativa, aumentam os batimentos cardíacos, a pressão arterial, etc. Quando a nicotina chega a uma certa parte do cérebro, alguns receptores específicos são ativados e a nicotina é absorvida. Quando uma pessoa se torna viciada em nicotina, sua falta produz uma série de sintomas, que são conhecidos como sintomas de abstinência da nicotina. Como esses sintomas são desagradáveis, os fumantes acabam achando que parar de fumar é difícil, mesmo que eles queiram. É algo parecido com o que acontece com dependentes de álcool, cocaína, heroína, assim por diante.

Felizmente, a informação torna possível, para algumas pessoas, parar de fumar antes que atinjam um alto nível de dependência. É por isso que, quanto mais cedo paramos de fumar, melhor. “PARAR DE FUMAR É A COISA MAIS IMPORTANTE QUE VOCÊ PODE FAZER PARA A SUA SAÚDE”