CAPS de Mondaí esteve presente no 4º Congresso Brasileiro de Saúde Mental

O CAPS de Mondaí esteve representado pela Psicóloga e Coordenadora Andréia Yess Heberle e Enfermeira Débora Riese, no 4º Congresso Brasileiro de Saúde Mental em Manaus. O Congresso aconteceu no início do mês de setembro com o tema: “Navegando pelos rios da Saúde Mental na Amazônia: Diversidades culturais, saberes e fazeres do Brasil”. No Congresso Brasileiro as profissionais apresentaram dois trabalhos realizados no CAPS de Mondaí.

O 4º Congresso Brasileiroabordou as diversidades culturais que traz no seu conteúdo o contexto de culturas plurais, regionalizadas, mas que se encadeia e contribui com a diversidade no campo da saúde mental no cenário nacional e internacional, com uma visão sobre os saberes populares construídos pelos povos da Amazônia e do Brasil e sua articulação com o saber científico possibilitando ações mais criativas no âmbito da Saúde mental. Discutindo práticas e buscando aproximações de ações intersetoriais, foi um encontro entre os diversos atores sociais, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores, trabalhadores, usuários e familiares – para maturidade da produção científica na área Saúde Mental, incentivando o emponderamento dos atores sociais em sua luta política frente à necessidade de se definirem novos rumos para a saúde mental, de modo a fortalecer as práticas da rede dentro do Sistema Único de Saúde e na articulação intersetorial.