Realizada Conferência Municipal de Educação em Mondaí

Aconteceu na tarde da última Segunda-feira, dia 08 de setembro, no Centro de Eventos, a Conferência Municipal de Educação do município de Mondaí organizada pela Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Educação, sob a coordenação da equipa técnica da Empresa ACORDAR Treinamentos de SMO.

Segundo a Secretária de Educação e Cultura de Mondaí, Marilena D’Altoé, o  Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 13.005/2014, com vigência  2015 até 2024, é um Plano diferente dos Planos anteriores. “Uma das diferenças é que esse Plano Nacional de Educação é Decenal por força constitucional, o que significa que ultrapassa governos. Tem vinculação de recursos para o seu financiamento, com prevalência sobre os Planos Plurianuais e cumpre a função de articular o Sistema Nacional de Educação em regime de colaboração entre estados e municípios, com a elaboração de  planos coerentes, integrados e articulados para que os direitos sejam garantidos e o Brasil tenha educação com qualidade e para todos”. Destaca Marilena.

Entre os objetivos da conferência está o de promover o intercâmbio entre a sociedade civil e os profissionais de Educação para avaliar, discutir e propor novas estratégias e ações na perspectiva de implementação de políticas públicas para a Educação.

Durante a solenidade de abertura aconteceram apresentações culturais e pronunciamento de autoridades. Após o ato, a Secretária de Educação e Cultura Marilena D’Altoé apresentou um diagnóstico realizado nas unidades escolares.  O referido diagnóstico apresentou dados da situação atual da educação do Município de Mondaí, na infraestrutura, material didático pedagógico, formação de professores, gestão escolar, transporte escolar, merenda. Juarez da Silva e Maria Helena Moschen foram os palestrantes do evento, onde apresentaram o painel sobre o Plano Nacional de Educação e conduziram os trabalhos da conferência.