Vice-prefeito de Mondaí participa de reunião em Nonoai-RS

O vice-prefeito de Mondaí, Alzir Slaviero, juntamente com o Secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Juliano de Oliveira, participaram na sexta-feira (16), de uma reunião em Nonoai, no Rio Grande do Sul, de planejamento das ações da Associação dos Atingidos de Foz do Chapecó (AAFC).

Nesse encontro, foram delineadas as principais ações até dezembro de 2023, com foco no acesso aos lagos tanto da Foz do Chapecó como a jusante ao rio Uruguai. Destacando-se a necessidade de uma reunião urgente com o Ibama e também foi reafirmada a importância da definição efetivamente das faixas ciliares e de Área de Preservação Permanente (APP).

Outra decisão importante foi a criação de um Fundo de Desenvolvimento Sustentável Regional, coordenado pelas prefeituras, com o objetivo de investir no desenvolvimento das áreas ao redor do Rio Uruguai e do lago Foz do Chapecó. Propõe-se destinar 5% da energia gerada pela usina para esse fundo.

Segundo o vice-prefeito, Alzir Slaviero, explicou que uma proposta será feita ao governo catarinense para estabelecer um convênio com a Associação dos Municípios Atingidos por Barragens no Brasil, a fim de reavaliar o Plano Básico Ambiental (PPA) e o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera). “Essas medidas visam garantir a permanência dos pescadores, moradores e empreendimentos da região, considerando a viabilidade das atividades e o cumprimento das leis ambientais”,  argumentou Slaviero.

Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC

Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mondaí