Ala de Saúde Mental de Mondaí é contemplada com computadores e livros

Na última semana, dia 22 de agosto, aconteceu a entrega oficial dos computadores e livros que farão parte da estrutura da ala de saúde mental da Sociedade Hospitalar de Mondai. Os computadores foram recebidos por meio de um projeto social desenvolvido pela Secretária da Saúde de Mondai Selani Dorigon, Secretária da Assistência Social Amariles Menegassi e o Consultor de Tecnologia da Informação Rafael Nicolodi. O projeto tem por objetivo angariar livros e computadores para fazer parte do processo de tratamento aos internos da ala de saúde mental.

            Após a elaboração do projeto, este foi encaminhado à Fundação dos Bancos Sociais da Fiergs em Porto Alegre, onde recebeu aprovação e a doação dos Bancos de Livros e Banco de Computadores. Na semana passada os envolvidos no projeto foram à Porto Alegre – RS, sede da Fundação dos Bancos Sociais, para uma visita com o intuito de conhecer a estrutura onde são desenvolvidos os trabalhos e para que melhor compreendessem o processo de doação. Lá os convidados foram recebidos e acompanhados pela Gestora do Banco de livros, a Bibliotecária Neli Miotto, a qual se encarregou de mostrar o complexo dos Bancos Sociais e trabalhos lá desenvolvidos. Também tiveram a oportunidade de conhecer o Diretor Superintendente dos Bancos Sociais Paulo Renê Bernhard, o qual enfatizou ainda mais a importância dos trabalhos realizados em prol da sociedade.

            Ao fim da visita, foram entregues como doação, oito computadores completos e funcionais e mais de 400 livros para auxiliar em atividades no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e leitura, assim como integrar os pacientes no processo de ressocialização, além de estar trazendo novas experiências as quais certamente acrescerão não só a casa de saúde e seus internos, quanto a sociedade e familiares no momento que os pacientes voltam ao convívio comum, tendo desenvolvido novas atividades e podendo compartilhá-las de forma a se integrar e totalmente se mostrar recuperado.

            A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais – Indústria da Solidariedade – foi idealizada, desenvolvida e implementada pelo Conselho de Cidadania da FIERGS. É uma inovadora “metodologia” de trabalho, que objetiva a inserção das entidades de classe, empresas, empresários e sociedade civil na área de responsabilidade social, com o objetivo de apoiar e fortalecer de forma eficaz as iniciativas do Terceiro Setor no combate à fome, violência e miséria. A Fundação é mantida pelo Sistema FIERGS, ou seja, pelo instituidor CIERGS, SESI e SENAI, e é administrada por um Conselho Curador, um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal e um Diretor Superintendente. A fundação conta com 12 unidades de bancos, são eles: O Banco de Alimentos, Banco de Materiais de Construção, Banco de Medicamentos, Banco de Vestuário, Banco de Computadores, Banco de Refeições Coletivas, Banco de Resíduos, Banco de Voluntários, Banco de Órgãos e Transplantes, Banco de Tecido Humano, Banco de Livros, Banco de Mobiliários e Banco de Projetos Comunitários.

            Os gestores do projeto declaram o grande agradecimento para com a Gestora do Banco de Livros Neli Miotto pelo seu comprometimento, pela presteza e profissionalismo demonstrados.  

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa