Situação de Emergência de Mondaí é reconhecida pelo Governo Federal

O Governo Federal reconheceu situação de emergência, através da Portaria no 208, de 20 de agosto de 2014, publicado da página 32, no 160 para mais 12 municípios do país, incluindo Mondaí, por inundações.

            Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

            Em Mondaí, foram 120 famílias atingidas diretamente pelas fortes chuvas. A Defesa Civil do município, através do Coordenador André Sott, esteve empenhada no registro do Formulário de Informações do Desastre, com uma avaliação detalhada dos danos e prejuízos ocasionados pelas chuvas, decretando, juntamente com o Governo de Mondaí, o Decreto Municipal de Situação de Emergência. Através da Declaração Municipal de Atuação Emergencial, foi realizada a descrição detalhada das ações realizadas pelo município no enfrentamento ao desastre, sendo assinado pelo Prefeito Lenoir da Rocha. Após isso, foi encaminhado o processo para homologação estadual da Situação de Emergência, permitindo ao Estado desenvolver algumas ações de resposta ao município (recuperação de pontes, estradas/rodovias, envio de telhas, cestas básicas, colchões).

            Hoje, com o reconhecimento da Situação de Emergência em Mondaí, as famílias atingidas, desde que comprovado por documentos atestando que foram atingidas, poderão acessar os benefícios como: antecipação de benefícios da Previdência Social, movimentação da conta vinculada do trabalhador no FGTS ou para qualquer benefícios do governo federal relacionados ao evento .

 

Fonte: Assessoria de Imprensa