Empresas de produção de alimentos são constantemente vistoriadas pela Vigilância Sanitária de Mondaí

Diversas melhorias estão sendo exigidas pela Vigilância Sanitária nos últimos anos. Em virtude disso diversas empresas de produção de alimentos acabaram se tornando referência neste setor. As ações de Vigilância Sanitária (VISA) devem promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

            A Vigilância Sanitária de Mondaí constantemente realiza vistorias com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços e de alimentos. Segundo o Fiscal Evandro Back este controle é de grande importância para garantir a qualidade dos produtos alimentícios a serem consumidos pela população. “Estamos atuando constantemente na fiscalização dos estabelecimentos que fabricam produtos alimentícios verificando todo o processo de produção até o consumo final”, garante Evandro.  

            Em Mondaí o controle sobre estes estabelecimentos que produzem e comercializam alimentos tem ainda o objetivo de aperfeiçoar as condições sanitárias dos mesmos, para um consumo de produtos seguros e de qualidade. “A intenção da Vigilância Sanitária não é proibir o comércio ou consumo de determinado produto, mas sim colocar o mesmo com garantia e legalidade ao consumidor. Estamos realizando visitas técnicas visando conhecer e orientar adequações para produção segura”, explica o fiscal.

            Conforme Evandro, a Anvisa está disponibilizando um curso gratuito de Manipulador de Alimentos, sendo não apenas uma exigência, mas uma forma de abrir caminhos para o conhecimento na área. O curso objetiva capacitar, apoiar e auxiliar os manipuladores de alimentos a aperfeiçoarem o controle sobre requisitos na categorização dos alimentos, reduzindo assim as doenças associadas ao consumo. A carga horária é de 12 horas, possui oito módulos e é gratuito. Os inscritos terão a oportunidade de conhecer as formas seguras de preparar os alimentos e as principais exigências legais da Vigilância Sanitária. Ao final os participantes que concluírem satisfatoriamente a avaliação irão obter uma espécie de certificado e estarão aptos a realizar tarefas com mais qualidade e segurança. “Todo manipulador direto ou indireto de alimentos deve fazer o curso, pois se não o fizer agora, futuramente será obrigado a realizar outros cursos, talvez particulares e pagos”, destaca Evandro. O curso está disponível no site da Anvisa www.anvisa.gov.br .

Fonte: Assessoria de Imprensa