Curso Mulheres Mil na comunidade de Linha Antas
Na última terça-feira dia 15 de julho iniciou na Comunidade de Linha Antas em Mondaí o Curso Mulheres Mil, um Projeto Social do Governo Federal através do PRONATEC. Até o ano passado os Municípios tinham que cadastrar 100 mulheres com o objetivo de oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social.
Em Mondaí o curso conta com a participação de 25 mulheres e segundo o Coordenador Geral do PRONATEC Marcio Zamboni a oferta de cursos de formação contribuirá para a promoção da autonomia da mulher e a criação de oportunidades no mercado de trabalho para que consigam melhorar a qualidade de suas vidas e de suas comunidades. “Esse curso é voltado exclusivamente para mulheres, que aprendem a parte técnica e a parte de qualificação profissional. Em Mondaí o curso de auxiliar de cozinha será de 260 horas e dentro delas 140 serão direcionadas para a parte da cozinha onde elas irão aprender o que é a segurança no trabalho, a manipular alimentos e a prática, e ainda tem as 120 que são direcionadas para a parte mais social, onde elas irão aprender sobre quais são os direitos da mulher, a saúde da mulher, e o histórico social e cultural da mulher na região”, comenta Márcio.
A Professora Marilis de Oliveira será responsável por ministrar as aulas. “Irei trabalhar com as alunas a disciplina de higiene e manipulação de alimentos, todo o controle sanitário que precisarão ter dentro de uma cozinha, trabalhar a parte de legislação da ANVISA para manipulador de alimentos, e como o produz, quais os utensílios que irão utilizar, como deverão fazer os cortes dos alimentos, como elas devem organizar uma cozinha, todos os materiais que elas precisam se caso elas venham a fazer uma preparação para trabalhar em algum lugar, ou até mesmo na comunidade os eventos que irão acontecer”, explica a professora.
Segundo a Coordenadora do CRAS Loane Baumgratz, este curso já estava sendo aguardado para acontecer desde o ano passado. “Então hoje estamos iniciando o curso e espero que todo mundo aproveite ao máximo, pois vai ser muito bom e elas poderão contar sempre comigo com o que precisarem”, comenta Loane. No primeiro daí do curso também esteve presente a Secretária de Promoção Social e Habitação Amariles Menegassi que salientou a importância do curso para as mulheres do município. “Em Mondaí são sete cursos que estão acontecendo através do PRONATEC. É o primeiro ano que estamos trabalhando com o Instituto Federal, sendo que nossos cursos acontecem em parceria com o SENAR, SENAI e SENAC. Tenho certeza que esta nova parceria será um sucesso”, garante Amariles.
As alunas Dirce Cerezoli e Marilena Mainardi estão muito contentes com a oportunidade oferecida. “Nunca se sabe o dia de amanhã e eu estava aguardando um curso como esse, que tenho certeza que será maravilhoso e todas nós iremos gostar muito, ”comenta Dona Dirce. “O curso certamente será ótimo, estaremos abertas a novos conhecimentos e nos tornarmos mais independentes sem precisar estar sempre contando com a ajuda do marido, pois a gente também pode aprender a fazer tudo sozinhas”, afirma Dona Marilena.
Fonte: Assessoria de Imprensa