Qualidade da água tem causado preocupação após a enchente em Mondaí
Após a enchente que castigou o município de Mondaí, grande parte da população está preocupada em relação à qualidade da água para consumo humano. Segundo o Fiscal de Vigilância Sanitária de Mondaí, Evandro Back, o setor está prestando informações e assistência em relação a este assunto, recomendando alguns cuidados essenciais. “Há tempo existe a preocupação quanto à qualidade da água em nosso município. Quando não somos castigados com estiagens, temos chuva em excesso, ou ainda problemas quanto à qualidade da mesma”, comenta Evandro, que salienta ainda que é de grande importância que seja realizado um controle e a observação da qualidade da água como a limpeza dos poços e caixas d’água. “Famílias que têm poço em sua propriedade devem verificar se não houve uma possível contaminação por um fluxo maior de água decorrente das chuvas. A água para consumo humano deve preferencialmente ser fervida, caso não tenha acesso aos produtos utilizados para realizar a desinfecção da água”, salienta Evandro.
A água engarrafada de procedência conhecida, dentro da validade para consumo, água fervida, clorada ou filtrada é a água que pode ser bebida sem perigo de contrair agravos à saúde. A Vigilância Sanitária de Mondaí possui Hipoclorito de Sódio para ser distribuído gratuitamente aos que necessitam. “Repassamos informações e orientações a respeito do uso deste produto, que pode ser em poço, caixa d’água ou até em jarras de água”, comenta o Fiscal Evandro.
Qualquer pessoa que tiver dúvida a respeito do assunto pode procurar pessoalmente a Vigilância Sanitária do município de Mondaí que está localizada no prédio do Sindicato ou ligar no telefone (49) 3674-3157.
Fonte: Assessoria de Imprensa