Agentes Comunitários de Saúde realizam atividades de prevenção de doenças em Mondaí

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Mondaí-SC estão participando de um curso técnico que visa aprimorar suas habilidades profissionais. Como parte dessa qualificação, foi organizado atividades de educação em saúde e prevenção de doenças.

Com o aumento de casos de dengue no município, as ACS Bruna, Josemeri, Lisiane, Clarice e Marilene realizaram uma ação na Escola Municipal de Laju, conscientizando crianças de 4 a 6 anos sobre a importância dos cuidados para prevenção da dengue. O mesmo tema foi abordado por outro grupo de ACS, formado por Jair, Silvédia, Luciana e Noemi, que utilizaram jogos didáticos para enfatizar a relevância da prevenção da dengue junto a adolescentes de 12 e 13 anos na mesma escola.

Além disso, os ACS Noili, Jacinta, Inês e Alzira se uniram aos Agentes de Combate à Endemias para realizar uma atividade sobre prevenção da dengue com crianças de 5 a 7 anos na Escola da Linha Catres. Também conscientizando sobre outros problemas de saúde, o grupo formado pelas ACS Sandra, Edivane e Neiva abordou a prevenção da Hepatite B com alunos de 12 a 13 anos da Escola Delminda Silveira.

A importância da vacinação na prevenção de doenças foi destacada em uma roda de conversa conduzida pelas ACS Liane e Tatiane, direcionada a mulheres entre 50 e 70 anos. Já as ACS Marilene, Patrícia, Alice e Andrieli enfatizaram a importância da prevenção da infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), principal causa do câncer de colo de útero, com adolescentes de 11 a 13 anos da Escola Gessy Spier Averbeck.

O Secretário de Saúde, Ginther Otto Dreher, expressou seus parabéns aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Mondaí pelo comprometimento demonstrado com a saúde da comunidade e pelo trabalho incansável na prevenção de doenças.

“Esses profissionais são de suma importância pois é por meio deles que se possibilita o cuidado intersetorial, mobilizando ações e serviços de diversas políticas públicas, sendo um serviço fundamental na promoção e prevenção da saúde dos moradores de Mondaí”, finalizou Dreher.

Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC

Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mondaí