Caps de Mondaí promove palestra sobre saúde mental

O Governo de Mondaí, através da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promoveu uma palestra que abordou sobre saúde mental, liberdade e a luta antimanicomial.

A luta antimanicomial é um movimento social que busca a transformação do modelo de tratamento em saúde mental, que historicamente tem sido marcado pela internação de pacientes em hospitais psiquiátricos e pelo uso excessivo de medicamentos.

Na ocasião, a palestra foi mediada pela médica do CAPS, pós graduada em psiquiatria, Dra. Vanessa Schmidt Ortolan e pela psicóloga e mestranda em educação pela Unochapecó, Eduarda Luiza Dávila.

O evento aconteceu na Casa da Cultura e contou com a presença de aproximadamente 100 usuários do CAPS dos municípios de Mondaí, Riqueza, Iporã do Oeste e São João do Oeste.

Na oportunidade estiveram presentes o Vice-prefeito, Alzir Slaviero, Secretário de Saúde, Guinther Otto Dreher, Primeira-dama, Sueli Rubert e as conselheiras tutelares Marili da Silva e Rosália Wermuth.

No final da palestra foi realizada uma caminhada até a Praça do Porto onde foi feito um registro do evento e da importância desta causa.  A foto foi registrada em formato de um coração pela empresa @oestedrones, representada pelo sr. Laércio Roden, que desde já expressamos nossa gratidão pelo lindo registro.

Conforme a Enfermeira e Coordenadora do CAPS, Natália Cristina da Silva, destaca que a palestra visava debater sobre a importância dos direitos do paciente ao tratamento ambulatorial com cidadania e cuidado humanizado. “A luta antimanicomial defende a substituição dos hospitais psiquiátricos por serviços de saúde mental comunitários, que ofereçam tratamento humanizado e respeitem os direitos dos pacientes”, finaliza Natália.

Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC

Fotos: Ivomar Rauber/Oestedrones