Vacinação contra Influenza inicia nesta segunda-feira (10), em Mondaí
Nesta segunda-feira (10), hoje, portanto, a Secretaria da Saúde de Mondaí iniciou a vacinação contra Influenza para os grupos prioritários, conforme a determinação do Ministério da Saúde, sendo que a campanha segue até o dia 31 de maio de 2023.
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, sendo provocada pelo vírus da Influenza e tem grande potencial de transmissão, onde o vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também podendo levar a casos mais graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.
Nos grupos prioritários da campanha para vacinação estão:
-Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias).
-Trabalhador da Saúde.
-Gestantes.
– Puérperas (mães 45 dias após o parto).
-Professores do ensino básico e superior.
-Povos indígenas.
-Idosos com 60 anos ou mais de idade.
-Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento.
-Profissionais das Forças Armadas.
-Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
-Pessoas com deficiência permanente.
-Caminhoneiros.
-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso.
-Trabalhadores Portuários.
-População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A vacinação ocorre na Unidade Básica de Saúde Central, no horário das 07:30hs às 11:00hs e das 13:30hs às 17:00hs. Não esqueça de levar o cartão de vacina.
Conforme o Secretário de Saúde, Ginther Otto Dreher, destaca que a vacinação é sempre a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações mais graves. “O imunizante contra Influenza disponível nesta campanha protege contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe, sendo que a imunização é a melhor forma de prevenção”, reforça Dreher.
Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC
Fotos: Ilustração
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mondaí