Merendeiras de Mondaí participam de capacitação sobre manipulação de alimentos
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Mondaí, promoveu a participação das merendeiras do município no curso de capacitação de Manipulação de Alimentos.
O evento aconteceu no Centro de Treinamento de São Miguel do Oeste (CETRESMO), nos dias 20, 21 e 22 de julho.
As participantes de Mondaí foram da Escola Gessy, Janice Conrad e Ivanete Gemmer, da Creche Sonho Encantado, Claudete Henkel, Escola Reunida Taipa, Angélica Scherer, Escola de Laju, Mônica Weber e Escola Elizabeth, Dolores Henn e Mareli Feistler.
No primeiro dia de curso os assuntos tratados foram os objetivos da capacitação, manipulador de alimentos, noções básicas de boas práticas de fabricação, segurança alimentar e nutricional, fatores de risco (contaminação), higienização de equipamentos e alimentos, recebimento de produtos, etiquetas e prática de sanitização de alimentos.
Já no segundo dia os assuntos abordados na teoria e prática foram o preparo de refeições e lanches saudáveis, sopas, sucos, pratos com alimentos locais da agricultura familiar, opções vegetarianas, sem glúten, sem lactose, plantas alimentícias não convencionais, alimentos sem açúcar adicionado, amostragem de alimentos e separação de rejeitos.
E fechando o terceiro dia de curso na teoria e prática foi dado a continuidade das práticas na cozinha, momento motivacional: auto estima, mudança de atitude, dinâmicas de valorização pessoal e profissional, ergonomia: saúde e qualidade de vida, segurança no trabalho, ética e posturas profissionais, avaliação e encerramento.
De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Sandra Regina Callai Schuh destaca que estes cursos são importantes pois reforçam as práticas e cuidados na manipulação dos alimentos. “A Educação busca manter em constante capacitação a equipe responsável pela alimentação nas nossas escolas, garantindo assim que seja oferecido aos nossos estudantes uma merenda escolar de qualidade mantendo todos os cuidados para evitar contaminações e ao mesmo tempo, conservar as propriedades vitamínicas dos alimentos”, argumentou Sandra.
Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC
Fotos: Divulgação
Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mondaí