Cursos são oferecidos gratuitamente pelo CRAS de Mondaí

O CRAS de Mondaí continua oferecendo inúmeros cursos gratuitos aos beneficiários do Programa Bolsa Família e aos cadastrados no Cadastro Único. Nas comunidades do interior do município eles também estão acontecendo, a exemplo de Linha Taipa, com pet work e macramê a cada 15 dias, com a participação de 17 mulheres do Serviço de Convivência. Outro curso que também já está iniciando na comunidade é o tricô que acontecerá todas as quartas-feiras. Este mesmo curso será oferecido também na cidade sendo ministrado pela professora Hedi Lenz.

            Segundo a coordenadora do CRAS Loane Baumgratz as pessoas que queiram participar desses cursos devem se cadastrar no Cadastro Único no Setor Social, levando documentos pessoais, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável. “Vale destacar ainda que as mulheres das Frentes de Trabalho e algumas do Serviço de Convivência estão participando dos cursos de pet work e crochê uma vez por mês, com as monitoras facilitadoras Ilce Orso e Josimere Becker”, comenta Loane.

            Está sendo realizado ainda, a cada 15 dias o curso com gestantes, onde as mesmas desenvolvem trabalhos de artesanato e recebem orientações com diversos profissionais da área da saúde e da assistência social. As gestantes confeccionam o próprio enxoval e depois que completam o curso ganham um KIT de enxoval para o seu bebê.

            É importante destacar a parceria do CRAS com o Senai, Senac e Senar. Os cursos do Pronatec, Recursos Humanos, Cuidador Infantil e Inglês Básico, acontecem na Escola Professora Gessy Spier Averbeck, duas vezes por semana com duração mínima de 160 horas, gratuitos e desenvolvidos pelo Instituto Federal de São Carlos. O curso de Mecânica de Automóveis é desenvolvido em parceria com o Senai de Chapecó, com duração de 180 horas. A previsão de término é para setembro/ outubro deste ano, com formatura e entrega de certificado. “ Em uma parceria com o Social e o CRAS, está sendo realizado pelo Senar de Itapiranga um curso de informática básica e há previsão de início no mês de julho o curso Mulheres Mil em Linha Antas e o de Contador de Histórias na Escola Gessy Spier Averbeck, através do Instituto Federal de São Carlos”, finaliza a coordenadora do CRAS.

Fonte: Assessoria de Imprensa