🌐 Município de Mondaí Promovendo Acessibilidade nas Calçadas

🛣️ O Município de Mondaí está empenhado em promover a acessibilidade e inclusão social para todos, dando mais um passo significativo na melhoria da infraestrutura urbana. A iniciativa consiste na adaptação das calçadas nos passeios públicos, com a implementação de uma nova calçada baseada no projeto “Calçada Legal”, conforme estabelecido pela Lei Municipal Nº 3793/2023.

🌳 As novas calçadas seguirão o padrão adotado na Avenida do Engenho, garantindo acessibilidade de acordo com as normas estabelecidas pela NBR 9050 de 2020 e NBR 16537. O objetivo é criar um ambiente sem desníveis, seguindo os preceitos da acessibilidade e do padrão universal de acesso. A substituição se faz necessária devido à deterioração das calçadas existentes, principalmente causada pelas raízes das árvores existentes.

🌍 O corte das árvores está sendo feito com licença e com devida compensação ambiental, como parte essencial desse processo, visando a padronização e a adequação às normas vigentes. Lembrando que as árvores que não comprometem a estrutura estão sendo preservadas, enquanto somente as que causam danos às calçadas estão sendo removidas.

🚶‍♂️ A padronização das calçadas se faz necessário para torná-las mais acessíveis e, ao mesmo tempo, promover uma maior arborização na cidade, onde serão plantadas novas árvores com raiz pivotante, ou seja, com a raiz para o fundo, não irão causar impactos nas calçadas futuramente.

🌲 A preocupação com o futuro da cidade envolve o plantio de árvores com raízes mais adequadas, proporcionando mais sombreamento e contribuindo para a estética urbana. A ação, mesmo gerando transtornos temporários, visa a mobilidade e a acessibilidade a longo prazo.

🗣️ “A acessibilidade das calçadas é de suma importância para que todos possam utilizar com segurança e autonomia, especialmente por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Futuramente, todas as calçadas do município seguirão esse mesmo padrão, proporcionando acessibilidade conforme a lei prevê”, destacou o diretor do setor de engenharia, Jullyan Alberti.

📸Registro Fotográfico: Ivomar Rauber

🖋️Jornalista: Ivomar Rauber (Reg 0006945/SC)

🏛Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mondaí