CAPS de Mondaí promove “Campanha Janeiro Branco” do cuidado com a Saúde Mental

Desde o início do mês de janeiro, o Centro de Atenção Psicossocial de Mondaí está utilizando dos meios de comunicação como rádio e redes sociais para divulgar a campanha e incentivar o cuidado da Saúde Mental.

janeiro Branco é uma campanha de conscientização do cuidado com a saúde mental, a iniciativa foi criada em 2014, para assim como outras campanhas levar-nos a refletir sobre nosso bem-estar.

Conforme a Coordenadora do CAPS Natália da Silva um novo ano, cheios de esperanças, mas ainda carregados de lembranças de um problema que ainda persiste. Assim a escolha do período não é por acaso: o início de um novo ano pode gerar ou aumentar a ansiedade, seja pela frustração de não ter cumprido metas do ano anterior, ou pelo anseio por mudanças.  Assim esta campanha terá um significado especial neste sentido, pois vem ao encontro da necessidade de nos voltarmos para dentro de nós, ouvirmos os nossos ruídos que sinalizam quando não estamos bem e efetivamente poder buscar ajuda quando necessário.

No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Por conta da pandemia, a saúde mental das pessoas piorou ainda mais. Dessa maneira, muitas pessoas que antes tinham a mente “saudável” desenvolveram questões emocionais diferentes – especialmente as que perderam pessoas próximas. Desde estresse, irritabilidade e fobias até questões mais severas, como a ansiedade, depressão e pânico, fortalecendo ainda mais a importância de realizarmos medidas preventivas e informativas como esta campanha.

No entanto, a saúde mental não merece atenção apenas no janeiro branco, é necessário ter cuidado durante todo o ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma em cada quatro pessoas irá sofrer com algum transtorno mental.

O Prefeito Valdir Rubert parabeniza a equipe do CAPS pela iniciativa.  “Campanhas como esta servem para conscientizar e orientar as pessoas a respeito de importantes questões relacionadas a vida, bem-estar e a saúde”, destaca.

Atualmente o CAPS, atende os municípios de Mondaí, São João do Oeste, Iporã do Oeste e Riqueza, tendo a média de 402 pacientes (242 mulheres e 160 homens), sendo a faixa etária de maior prevalência entre 40-55 anos. O CAPS, conta hoje com o suporte de uma equipe multidisciplinar para prestar atendimento aos usuários.

Com isso incentivamos todos a cuidar de sua saúde mental, avaliando seus sentimentos, enfrentando seus medos e dores, alcançando medidas de enfrentamento de barreiras, como também vencendo o luto. Seja fazendo alguma atividade que goste, estando com amigos ou familiares, com alguma atividade religiosa, associada a um tratamento adequado para seu caso, que pode envolver psicoterapia, atendimento médico e suporte com medicação, entre outros atendimentos.

Assessora de Comunicação/Município de Mondaí

Fonte: CAPS Mondaí