Grupos de Idosos de Mondaí comemoram a Festa Junina

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, danças, bingos e casamentos caipiras.

Em Mondaí os 16 grupos de idosos também comemoraram a festa junina, cada grupo a seu modo, com danças e comidas típicas como pipoca, amendoim, rapadura, canjica, bolinho de chuva entre outros. Os idosos da Barra do Lajú já fizeram a sua festa, e na quarta-feira dia 04 de junho foi a vez do grupo Renascer, onde participaram das atividades desenvolvidas durante todo o dia.

Mais de 200 idosos participaram do encontro, alguns foram com vestimentas características, e se encontraram pela parte da manhã em frente à praça central e visitaram comércios da avenida e a Prefeitura Municipal, onde foram recebidos pelo Prefeito, Vice, secretários e funcionários. Após o desfile se deslocaram até a Área de Lazer, onde iniciou a cerimônia do casamento caipira, dança da quadrilha, bolãozinho, bingo, danças diversas, dramatizações declamação de versos entre outros. No período da manhã estiveram prestigiando o evento, o Prefeito Municipal Sr. Lenoir da Rocha, Vice Sr. Valmor Cemim e esposa.

Conforme a Secretária de Promoção Social e Habitação Amariles Menegassi este ano o grupo inovou servindo no almoço uma deliciosa sopa de legumes.  No período da tarde foram servidos de lanche pipoca doce e salgada, rapadura, canjica doce, bolo de melado, bolo de fubá com coco, e bolo de laranja. “A programação e as atividades desenvolvidas tiveram a assessoria da equipe da Secretaria de Promoção Social e Habitação e a colaboração de grupos de voluntárias. Brincar, rir, interpretar, faz bem, integra e descobrem talentos, a ornamentação da festa foi toda baseada na Copa do Mundo no Brasil, estamos todos em ritmo de Hexa Brasil”, finaliza Amariles.