Destinação correta do lixo em Mondaí
Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da realização da coleta de lixo em Mondaí, em relação ao que é recolhido pela empresa responsável, assim como o que deve ser feito com o lixo que necessita de outra destinação.
Os resíduos sólidos urbanos (RSU's), vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultantes da atividade doméstica e comercial das povoações. A sua composição varia de população para população, dependendo da situação sócio-econômica e das condições e hábitos de vida de cada um. Esses resíduos podem ser classificados das seguintes maneiras: Matéria orgânica que são os restos de comida, preparação e limpeza; papel e papelão que são os jornais, revistas, caixas e embalagens; plásticos que são garrafas, garrafões, frascos, boiões e outras embalagens; vidro que são garrafas, frascos, copos; Metais como as latas e outros, como as roupas, óleos de cozinha, óleos de motor e resíduos informáticos.
Existem também alguns tipos de resíduos diferentes dos comumente encontrados que são denominados tóxicos. Estes necessitam de um destino especial para que não contaminem o ambiente e os seres que nele habitam, como aerossóis vazios, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, restos de medicamentos e outros. Estima-se que cada pessoa produza, em média, 1,3 kg de resíduo sólido por dia. Desta forma, uma cidade de apenas 10 000 habitantes produziria mais de 10 toneladas de lixo diariamente.
A coleta dos resíduos urbanos pode ser indiferenciada ou seletiva. É indiferenciada quando não ocorre nenhum tipo de seleção na sua coleta e acabam rotulados como lixo comum. E é seletiva quando os resíduos são recolhidos já com os seus componentes separados de acordo com o tipo de resíduo e destino para o qual são enviados. Após a coleta, o lixo comumente pode ser encaminhado para três lugares: um aterro sanitário, uma unidade de incineração ou uma unidade de valorização e tratamento de resíduos. Em Mondaí a coleta é indiferenciada, sendo que alguns resíduos como papel, papelão e isopor devem estar devidamente amarrados e ensacados a fim de facilitar seu carregamento bem como para que a empresa faça a coleta, caso esses resíduos estejam espalhados pelo ambiente à empresa não realizará a coleta, portanto esses materiais devem estar amarrados e embalados para posterior coleta.
Já resíduos diferentes como pilhas, lâmpadas fluorescentes, baterias, resíduos eletrônicos, pneus velhos, móveis velhos como: sofás, geladeiras, colchões, cadeiras, etc., podem ser entregues junto à garagem da prefeitura, onde uma empresa especializada fará a coleta desses resíduos e posteriormente a destinação correta.
Fonte: Assessoria de Imprensa