Caps celebra a Páscoa de um modo diferente

A páscoa do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Mondaí foi comemorada com uma gincana na Área de Lazer, na última terça-feira dia 15 de abril. Os participantes foram divididos em quatro equipes: a equipe verde, vermelha, amarela e azul.  Estiveram participando cerca de 40 pessoas, sendo usuários dos programas da entidade do município de Mondaí, Iporã do Oeste e São João do Oeste.             

As brincadeiras desenvolvidas com os participantes foram as seguintes: grito de guerra; o significado da palavra CAPS; caneta no gargalo; morto-vivo; pulando no saco; coelhinho sai da toca; esponja; corrida do ovo; a batata doce maior; a mandioca mais comprida, o maior par de calçados; a maior bermuda, entre outras. A equipe verde foi a vencedora com 155 pontos. Durante a realização da gincana todos receberam um lindo vidro de páscoa feito de biscui.           

Uma tarde muito divertida e diferente, com distribuição de algodão doce, presença de palhaços alegrando a todos e ainda a simpática coelhinha que surgiu para realizar a entrega de cestinhas para todos os participantes da gincana.           

O objetivo principal com a realização da gincana foi proporcionar alegria através de atividades lúdicas aos participantes, espontaneidade, entusiasmo e descontração entre todos. As atividades lúdicas estão sendo utilizadas para preservar e tratar a saúde mental do ser humano, deixando de ser um mero passatempo, para ser uma ocupação que permite o relaxamento psico-físico, proporcionando uma maior auto-segurança e valorização. Isolar a pessoa que apresenta um sofrimento psíquico é fazer com que ela sofra mais. Esconder, segregar, separar, distanciar a pessoa da família, dos amigos, da comunidade foi uma prática adotada por muito tempo.            

Foi um momento maravilhoso e único para todos os participantes, pois, para muitos, é o único momento de se comemorar a páscoa. A emocionante chegada da coelha trouxe alegria e muita emoção para todos. O abraço apertado ficará com certeza no coração de todos. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa